Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Congresso

Empresários e futebol-negócio: concepção dos jogadores sobre a função e a importância dos empresários no futebol brasileiro

Ano

2007

Tema

Congresso

Nome do congresso

31º Encontro Anual da ANPOCS

Cidade

Caxambu

Páginas

p. 1-36

Arquivos

Resumo

Este trabalho investiga a atuação dos empresários no futebol-negócio. O futebol atual se tornou um negócio rentável, o que implicou em uma maior participação dos empresários neste ramo particular da industrial cultural do entretenimento. Analisamos a concepção dos jogadores brasileiros sobre a função e a importância dos empresários no mercado futebolístico. Entrevistamos 98 jogadores profissionais em atividade. Constatamos que 78% dos jogadores estão vinculados a algum empresário. A maioria dos jogadores (73%) considera que a atuação dos empresários é positiva, pois se trata cada vez mais de uma necessidade, visto que o atleta não tem tempo e nem conhecimentos jurídicos e mercadológicos suficientes para cuidar de sua carreira. É o empresário que realmente os insere no mercado de trabalho, fazendo as negociações entre clubes e empresas de marketing.

Referência

RODRIGUES, Francisco Xavier Freire. Empresários e futebol-negócio: concepção dos jogadores sobre a função e a importância dos empresários no futebol brasileiro. 2007, Caxambu. 31º Encontro Anual da ANPOCS. Congresso 2007.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A