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Tese

Entendendo o negócio futebol

Um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol
Ano

2001

Faculdade/Universidade

Escola Politécnica, Universidade de São Paulo

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Engenharia

Páginas

168

Arquivos

Resumo

Este trabalho analisou a transformação do modelo de gestão estratégica em clubes de futebol que buscam a profissionalização de suas atividades no novo contexto da indústria do entretenimento. Por ser um tema pouco explorado cientificamente, a estratégia de pesquisa adotada privilegiou uma abordagem exploratória, buscando identificar as principais razões que empurram os clubes de futebol rumo à profissionalização de suas atividades e aprimorar o entendimento sobre as questões principais que estão sendo consideradas na concepção do modelo de gestão estratégica destes clubes. A estratégia adotada foi o estudo de caso e contou com as seguintes etapas: 1) definição dos contextos histórico e econômico no qual se insere o processo de transformação da gestão dos clubes de futebol; 2) elaboração de proposições de pesquisa específicas na forma de um modelo de análise preliminar; 3) estudo de caso baseado em fontes secundárias sobre um caso típico de profissionalização na gestão de clubes de futebol (Manchester United); 4) aprimoramento do modelo de análise inicial e elaboração de um protocolo de pesquisa para a pesquisa de campo; e 5) estudo de caso em dois clubes brasileiros em processo de profissionalização. Os resultados do estudo mostraram que começa a ficar mais evidente a necessidade de um posicionamento estratégico efetivo por parte dos clubes brasileiros que considere as forças internas e externas atuantes na indústria de futebol, e as oportunidades e ameaças de mercado (neste caso, tanto as relacionadas ao mercado de torcedores quanto de jogadores). Este novo posicionamento requer competências essenciais e funcionais específicas para que os clubes obtenham seus resultados esperados, tanto em termos financeiros (lucros ou equilíbrio) quanto esportivos (títulos ou permanência nas principais divisões do futebol).

Abstract

This report studied the transformation in the strategic management of soccer clubs that are in a profissionalization process. Considering the innovative nature of this subject, the research strategy was exploratory and it sought to identify the major reasons that push the clubs to the profissionalization direction and to improve knowledgement about the strategic management of soccer clubs in the new football industry. The methodology was based in case study research and it was divided into five complementary phases: 1) historical and economic context analysis of the subject; 2) conception of a preliminary model of analysis; 3) pilot case study based on secondary data – the Manchester United, from England, a typical case of profissionalization in soccer clubs management; 4) the improvement of the model of analysis and the conception of a research protocol to the field research;; e 5) two case studies conducted in two brazilian soccer teams in profissionalization process – C. R. Flamengo and A. D. São Caetano. The results of the study showed that an effective strategic positioning is needed by the brazilian clubs. It must consider the internal and external forces of the industry and the oportunities and threats of the market (both the customers and players markets). This new positioning requires new functional and core competences so that the soccer clubs can achieve their aimed results (both in financial terms – to have profits or to survive – and sportive terms – to win the championships or to keep on playing in the major league divisions).

Sumário

1. INTRODUÇÃO, 1
1.1. O PROBLEMA DE PESQUISA, 4
1.2. ESTRATÉGIA DE PESQUISA, 5
1.3. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E CONTEXTO, 8
 
2. O CONTEXTO HISTÓRICO: A EVOLUÇÃO DO FUTEBOL COMO NEGÓCIO, 11
2.1. COMO ENTENDER A ORIGEM DO ESPORTE MODERNO, 11
2.2. A HISTÓRIA DO NEGÓCIO FUTEBOL NO BRASIL, 16
2.2.1 – Futebol no Brasil – da prática elitista ao esporte profissional, 17
2.2.2 – O Negócio Futebol no Brasil – principais aspectos históricos sobre o Consumo Esportivo, 22
2.3. O NEGÓCIO FUTEBOL – EM BUSCA DE UM MODELO BÁSICO DE RELACIONAMENTOS, 24
2.3.1 – O cliente Torcedor : o princípio de tudo, 24
2.3.2 – O Macro-Sistema de relacionamentos – a base da estrutura de negócios no futebol, 27
 
3. CONSTRUINDO UMA ESTRUTURA DE ANÁLISE PARA O ESTUDO DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO NO MODELO DE GESTÃO DOS CLUBES DE FUTEBOL, 37
3.1. O NEGÓCIO FUTEBOL – ANALISANDO A CADEIA PRODUTIVA DOS CLUBES DE FUTEBOL, 39
3.1.1. Analisando as ofertas das organizações esportivas como atividades de serviço a mercados diferenciados, 40
3.1.2. Analisando os insumos e o processo produtivo para a entrega das ofertas dos clubes-empresas, 48
3.2. FUTEBOL, UM PRODUTO ESPECIAL: AS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO FORNECIDO PELOS CLUBES, 52
3.3. A LÓGICA ECONÔMICA DO NEGÓCIO FUTEBOL E A REALIDADE BRASILEIRA, 57
3.4. AS FORÇAS QUE IMPULSIONAM OS CLUBES PARA A MUDANÇA, 68
3.4.1. Forças Internas: os resultados econômicos e esportivos, e a entrada de novos agentes, 69
3.4.2. A complexidade estratégica do negócio futebol para os clubes: as forças externas, 78
3.5. O QUE É O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO NA GESTÃO DOS CLUBES: UM MODELO DE ANÁLISE PRELIMINAR, 83
 
4. A HISTÓRIA DO MANCHESTER UNITED: UM CASO TÍPICO DE PROFISSIONALIZAÇÃO, 90
4.1. A HISTÓRIA DA EMPRESA ANTES DO TAYLOR REPORT – O PRIMEIRO CICLO DE APRENDIZAGENS E A CONSTRUÇÃO DE SUA “REPUTAÇÃO”, 92
4.2. FORÇA EXTERNA: “TAYLOR REPORT”, O PROPULSOR DE UM NOVO CICLO DE APRENDIZAGENS E MUDANÇAS PARA O MANCHESTER, 99
4.3. GESTÃO ESTRATÉGICA NA ERA DOS LUCROS – OS PRINCÍPIOS DE GESTÃO FUNDAMENTAIS NO MANCHESTER UNITED, 105
4.4. ANÁLISE DE DESEMPENHO DO MANCHESTER: OS NOVOS CRITÉRIOS DE SUCESSO, 109
4.5. CONCLUSÃO, 112

5. A TRANSFORMAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DOS CLUBES DE FUTEBOL NO BRASIL: PROPOSIÇÃO DE UM PROTOCOLO PARA A PESQUISA DE CAMPO, 115
 
6. ESTUDO DE CASO – C. R. FLAMENGO, 128
6.1. O PROCESSO DE MUDANÇA, 128
6.1.1. Modelo de transformação/parceria adotado, 131
6.2. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA ORGANIZAÇÃO RESULTANTE, 134
6.3. INTERPRETAÇÃO DOS DADOS, 136
 
7. ESTUDO DE CASO – A. D. SÃO CAETANO, 139
7.1. BREVE HISTÓRIA DO CLUBE, 139
7.2. O PROCESSO DE MUDANÇA, 140
7.2.1. Modelo de transformação/parceria, 141
7.3. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA ORGANIZAÇÃO RESULTANTE, 143
7.4. ESTRATÉGIA, ESTRUTURA E GESTÃO DAS FUNÇÕES, 144
7.5. OS NÚMEROS DA PARCERIA, 147
7.6. INTERPRETAÇÃO DOS DADOS, 149
 
8. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES DE PESQUISA, 152
8.1. INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS E AS NOVAS QUESTÕES QUE EMERGEM,152
8.2. IMPORTÂNCIA E LIMITES DA PESQUISA, 159
 
BIBLIOGRAFIA, 161

Referência

LEONCINI, Marvio Pereira. Entendendo o negócio futebol: Um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol. 2001. 168 f. Tese (Doutorado em Engenharia) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
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