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Dissertação

Envolvimento e interações sociais no comportamento de compra dos torcedores de clubes de futebol

Ano

2004

Faculdade/Universidade

Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Paraná

Orientador(a)

Zaki Akel Sobrinho

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Administração

Páginas

179

Arquivos

Resumo

Esta dissertação de Mestrado explora a temática do comportamento de consumo em esportes, tratando especificamente do comportamento de compra dos torcedores de produtos dos patrocinadores de clubes de futebol. O envolvimento do torcedor com o Futebol e sua identificação com seu clube preferido; e as interações sociais entre torcedores, através dos aspectos de identidade social, grupos de referência e alianças sociais; permitem um recorte analítico na teoria de comportamento de compra, levantando informações específicas de como a associação de marcas de empresas patrocinadoras com determinados clubes esportivos modifica os aspectos originais de comportamento de consumo.

Abstract

This Masters Degree dissertation explores the consumer behavior thematic in sports, more specifically, fans buying behavior of football teams sponsors products. The fan involvement with Football and his identification with preferred sport team; and the fans social interaction, with social identity, group of reference and social alliances aspects, permit an analytical vision of buying behavior, collecting specific information about brand association of sponsors companies with sports teams, and how it modifies the original aspects about consumer behavior.

Sumário

1. INTRODUÇÃO, 1
1.1. Apresentação do Tema, 5
1.2. Formulação do Problema, 5
1.3. Definição dos Objetivos, 5
1.3.1. Objetivo Geral, 6
1.3.2. Objetivos Específicos, 6
1.4. Relevância do Estudo, 7
1.4.1. Justificativa Teórica, 7
1.4.2. Justificativa Prática, 8
1.5. Viabilidade do Estudo, 8
1.5.1. Viabilidade Metodológica, 9
1.5.2. Viabilidade Financeira, 9
1.5.3. Viabilidade Temporal, 9
1.5.4 Viabilidade de Capacidade, 10
1.6. Modelo de Análise, 10

2. BASE TEÓRICO-EMPÍRICA, 11
2.1. Esporte, 12
2.1.1. Legislação Esportiva, 16
2.1.2. Indústria do Esporte, 19
2.1.3. Futebol, 21
2.2. Marketing, 25
2.2.1. Marketing Esportivo, 27
2.2.2. Marca, 30
2.2.3. Patrocínio, 33
2.3. Comportamento do Consumidor, 37
2.3.1. Envolvimento, 40
2.3.2. Interações Sociais, 44
2.3.2.1. Grupos de Referência, 45
2.3.2.2. Identidade Social, 48
2.3.2.3. Alianças Sociais, 51
2.3.3. Comportamento de Compra, 52
2.3.3.1. Reconhecimento do Problema, 55
2.3.3.2. Busca de Informações, 56
2.3.3.3. Avaliação de Alternativas, 58
2.3.3.4. Decisão de Compra, 59
2.3.3.5. Comportamento Pós-Compra, 62
2.4. Casos de Patrocínio Esportivo no Futebol Brasileiro, 63
2.4.1. Parmalat / Palmeiras – Juventude, 63
2.4.2. Petrobras / Flamengo, 65
2.4.3. General Motors / Internacional – Grêmio, 67

3. METODOLOGIA, 69
3.1. Especificação do Problema, 69
3.1.1. Perguntas de Pesquisa, 70
3.1.2. Definição de Termos e Variáveis, 71
3.1.2.1. Definições Constitutivas e Operacionais, 72
3.1.2.2. Definições das Escalas de Pesquisa, 76
3.2. Delimitação e Design de Pesquisa, 78
3.2.1. Delineamento da Pesquisa, 78
3.2.2. Fontes de Dados, 79
3.2.3. Dados: Coleta e Tratamento, 82
3.3. Limitações Metodológicas, 85

4. RESULTADOS DE PESQUISA, 86
4.1. Resultados da Fase 1 – Clubes e Patrocinadores, 86
4.1.1. Questões Dirigidas aos Clubes Esportivos, 87
4.1.2. Questões Dirigidas aos Patrocinadores Esportivos, 100
4.2. Resultados da Fase 2 – Torcedores, 117

5. ANÁLISE COMPARATÓRIA DOS CASOS, 133
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS, 143
6.1. Ações Sugeridas aos Clubes e Patrocinadores, 147
6.2. Modelo de Análise Ampliado, 147
6.3. Propostas de Estudos Futuros, 148
6.4. Limitações do Estudo, 149

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 150
REFERÊNCIAS ON-LINE, 152
BIBLIOGRAFIA, 153
BIBLIOGRAFIA ON-LINE, 154

Referência

ZUNINO, Rafael. Envolvimento e interações sociais no comportamento de compra dos torcedores de clubes de futebol. 2004. 179 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004.