Desde há 20 anos que a investigação tem afirmado a importância do suporte parental durante o desenvolvimento desportivo da criança. Neste âmbito, o presente trabalho abordou, ao longo de cinco capítulos, o tema do envolvimento parental no futebol. O primeiro capítulo reporta à apresentação do estudo desenvolvido, assinalando as suas principais características relativamente ao problema levantado, propósito, pressupostos, limitações, pertinência, e definições operacionais. No segundo capítulo foi intento desenvolver conceptualmente o modelo do envolvimento parental (Hoover-Dempsey & Sandler, 2005), originalmente oriundo da investigação em contexto académico, capaz de congregar determinadas valências para responder a questões que a investigação no contexto desportivo presentemente ainda não conseguiu solucionar: a) porque os pais se envolvem; b) que características apresentam as formas de envolvimento; e c), como é que o envolvimento influencia o contexto de realização da criança na prática desportiva. O terceiro capítulo consiste num estudo cujo principal objectivo foi analisar as características psicométricas das versões portuguesas das onze escalas independentes que oferecem consistência aos Níveis I e II do modelo do envolvimento parental de Hoover-Demsey e Sandler (2005). A amostra é constituída por 206 pais e mães de jovens jogadores de futebol de vários níveis competitivos, com idades compreendidas entre os 9 e os 18 anos. As análises à consistência interna confirmaram as boas características psicométricas das escalas e a sua potencial utilidade para a futura investigação e intervenção psicológica em contexto desportivo. O quarto capítulo é relativo a um estudo que procurou analisar as diferenças entre as características do envolvimento de pais de talentos e de não talentos em futebol. Um inventário constituído por onze escalas independentes foi administrado a 162 pais e mães de crianças e jovens praticantes de futebol de vários níveis competitivos. Os pais foram classificados de acordo com o nível de mestria desportiva dos filhos (talento e não talento). Especificamente, os pais de talentos comparativamente com os pais de não talentos, demonstraram ter mais consciência do papel parental, percepcionaram mais invocações para o envolvimento oriundas do filho, e reportaram encorajar e reforçar mais frequentemente os filhos. Por sua vez, os pais de não talentos revelaram percepcionar mais invocações para o envolvimento oriundas do treinador em comparação com os pais de talentos. Os resultados corroboram a hipótese de que o padrão de envolvimento parental diferencia-se segundo o nível de mestria das crianças e jovens em futebol. Finalmente, o quinto capítulo refere-se a um estudo cujo objectivo foi avaliar as características do padrão do envolvimento parental durante as etapas de desenvolvimento em futebol. Um inventário que incluiu doze escalas referentes ao envolvimento parental foi administrado a 206 pais e mães de crianças e jovens praticantes de futebol de vários níveis competitivos. Os pais foram classificados em três grupos, de acordo com as etapas de desenvolvimento desportivo dos filhos. Em geral, as percepções parentais das invocações oriundas do clube, do treinador e do jovem atleta são as variáveis que mais explicam as actividades de envolvimento dos pais. Especificamente, os pais cujos filhos praticam futebol correspondente à etapa de iniciação reportaram percepcionar mais oportunidades para o envolvimento concedidas pelo treinador do que os pais envolvidos nas etapas de especialização e investimento, e percepcionam mais significativamente invocações para o envolvimento oriundas do filho comparativamente aos pais da etapa de investimento; os pais de jovens atletas praticantes na etapa de especialização percepcionam mais as responsabilidades acerca do seu papel na prática desportiva do que os pais nas etapas de iniciação e investimento, bem como, procuram modelar mais os comportamentos dos filhos na prática desportiva do que os pais na etapa de iniciação. Em resumo, os resultados sugerem a capacidade preditiva do modelo do envolvimento parental no desporto, sendo apresentadas algumas implicações para a investigação e prática sobre esta temática.