Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Escola e futebol no campo do neoliberalismo

Ano

2015

Faculdade/Universidade

Unidade Acadêmica de Humanidade, Ciências e Educação, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação

Páginas

144

Arquivos

Resumo

Esta dissertação desenvolve um estudo a respeito da prática do futebol no espaço escolar, tendo como o centro das análises o futebol e as suas relações com a escola e o neoliberalismo. Apresenta resultados de pesquisa documental, bibliográfica e de campo. O foco da investigação foram três escolas públicas da cidade de Criciúma, no Estado de Santa Catarina. O objetivo é mostrar como ocorre a relação entre futebol, escola e a doutrina neoliberal dentro do espaço escolar, percebendo como as crianças aprendem e praticam o futebol com seus pares, e de que modo os professores planejam e executam as atividades esportivas no meio curricular. O trabalho utiliza referenciais teóricos relativos à área das ciências humanas. Em um primeiro momento trata-se do futebol no campo histórico, mostrando sua trajetória até os dias atuais; buscam-se abordagens sobre o futebol na literatura acadêmica, apresentando alguns trabalhos relevantes acerca deste esporte; mostra-se também a influência do neoliberalismo dentro da escola e no futebol. Em um segundo momento apresentam-se os planejamentos de ensino das aulas de Educação Física, aborda-se a influência do mercado entre o consumo das crianças, apontam-se as observações etnográficas sobre a prática do futebol dentro do espaço escolar, e mostra-se como as questões de gênero também se fizeram presentes no processo de pesquisa. As análises permitiram inferir que a ideia de que nós, brasileiros, nascemos sabendo jogar futebol é algo presente no ambiente escolar; que de maneira geral a prática do futebol no seio da escola é a reprodução do esporte competitivo; que não se ensina futebol neste espaço. Verificou-se, ainda, que os professores são peças fundamentais para a produção de um novo olhar acerca do futebol na escola.

Palavras-chave: Futebol. Escola. Jogo. Esporte. Aluno. Neoliberalismo.

Abstract

This dissertation develops a study regarding the practice of football in the school space, having as the center of analyzes, football and its relations with the school and Neoliberalism. Presents results of documentary research, literature and field research. The focus of the research were three Public Schools in the city of Criciúma in the State Santa Catarina. The objective is to demonstrate the relationship between football, school and the neoliberal doctrine within the school space, realizing how the children learn and they practice the football with their peers, and how teachers plan and execute the sporting activities in the middle curricular. O work uses theoretical frameworks related to area of humanities. At first it is the football field in history, showing its trajectory until the current days: seek approaches on the football in academic literature, presenting some relevant work about this sport; shows also the influence of neoliberalism within the school and in football. In a second moment, are the plans for teaching the lessons of Physical Education, discusses the influence of the market between the consumption of children, pointing out the ethnographic observations on the practice of football within the school environment, and it is shown how gender issues were also present in the research process .The analyzes allowed to infer that the idea that we Brazilians, we were born knowing play football is something present in the school environment; that in general the practice of football within the school is the reproduction of competitive sports; that not taught football in this area. It was also found that the teachers are essential parts for the production of a new perspective about the soccer in school.

Keywords: Football. School. Game. Sport. Student. Neoliberalism.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 23

2 FUTEBOL NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS: DA COLINA DOS SONHOS AO VALE REAL, 27
2.1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, 27
2.2 O FUTEBOL COMO OBJETO DE PESQUISA, 30
2.3 O FUTEBOL NO CAMPO HISTÓRICO, 33
2.3 O FUTEBOL NA LITERATURA ACADÊMICA, 40
2.4 O FUTEBOL E A EDUCAÇÃO NO CAMPO DO NEOLIBERALISMO, 58

3 DO CAMPO À QUADRA: OS CAMINHOS DO FUTEBOL NA ESCOLA, 69
3.1 PRELEÇÃO, 69
3.2 O PLANEJAMENTO DO ENSINO DO FUTEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 86
3.3 “A MÃO DE DEUS” OU DO MERCADO, 101
3.4 OBSERVAÇÕES ETNOGRÁFICAS: A PRÁTICA DO FUTEBOL NO COTIDIANO ESCOLAR, 111
3.5 FUTEBOL E RELAÇÃO DE GÊNERO NAS AULAS DE
EDUCAÇÃO FÍSICA, 127

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 132

REFERÊNCIAS, 135
APÊNDICE(S), 142
APÊNDICE A – Questionário aplicado na pesquisa de campo, 143
APÊNDICE B – Questionário aplicado na pesquisa de campo, 144

Referência

ALVES, Darlan. Escola e futebol no campo do neoliberalismo. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Acadêmica de Humanidade, Ciências e Educação, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2015.