Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISBN 9786599122491
Coleção Campo de Jogo

Escola Gaúcha de Futebol

A árvore genenalógica dos treinadores do Rio Grande do Sul
Ano

2021

Tema

Coleção Campo de Jogo

Páginas

160

Editora

Editora Ludopédio

Sinopse

Será que existe uma Escola Gaúcha de Futebol? Que papo é esse? A indagação é o fio condutor do autor, o jornalista Filipe Duarte. É ele quem nos transporta no tempo para buscar as raízes do que vemos hoje e entendemos como escola gaúcha. Dos primórdios, de quando ainda mal se entendia o que era ser técnico, à atualidade, dos cheios de fama e certezas.

Afinal, o que seria de Luiz Felipe Scolari, Tite, Mano Menezes e Renato Portaluppi, sem os seus predecessores e, em alguns casos, até velhos professores? Estamos falando de gente pouco lembrada, que fundou tradições e linhas de pensamento, como Têlemaco, Otto Pedro Bumbel, Teté e Oswaldo Rolla, o Foguinho. Conhece? E também de quem marcou época, títulos, bebeu na fonte de times do cenário mundial e virou inspiração, como Valdir Espinosa, Ênio Andrade, Cláudio Duarte e Otacílio Gonçalves.

Essa é a sua chance de conhecê-los (a fundo, mesmo os mais estrelados), entendê-los (agora, com mais subterfúgios), compará-los (com os times escalados nos campinhos, inclusive) e, então, responder sem titubear:

– Existe a tal escola gaúcha de futebol?

O ex-jogador e treinador Roger Machado Marque e o jornalista Sérgio Xavier Filho já tem a resposta deles. Afinal, foram os prefaciadores da obra. Abaixo, só um trechinho do que cada um disse:

O texto tem a cadência de um bom meio de campo. Flui com informação e sabor. Ao terminar a leitura, estava tomado – vamos lá – de uma pontinha de orgulho: puxa, então o Rio Grande do Sul já fez tudo isso?

– Roger Machado Marques, atualmente treinador do Fluminense, mas também ex-jogador, com passagens por Bahia, Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio, Novo Hamburgo, Juventude, Vissel Kobe (Japão) e Seleção Brasileira.

É preciso tirar o traseiro da cadeira e ir à luta. Ler, pesquisar, entrevistar e pensar. Analisar o material e repetir a operação. Mais leituras, pesquisas, entrevistas e reflexões. Até que tudo se encaixe. Ou não. Esse processo pode se tornar delicioso quando os personagens são complexos. O futebol gaúcho ofereceu ao Filipe um instigante time de treinadores que, cada um a seu jeito, bagunçou os conceitos estabelecidos da época.

– Sérgio Xavier Filho, comentarista do Sportv, e, sobretudo, jornalista, com 15 anos dirigindo a revista Placar e autor dos livros Operação Portuga, Vidas Corridas, 17 Polêmicas do Futebol Brasileiro e Edmundo Instinto Animal.

Agora é a sua vez de ler e descobrir a Escola Gaúcha de Futebol.

Sumário

Prefácio – Crônica de um dilema anunciado, 15

Prefácio – O meu quinhão, 19

Apresentação, 23

1- Empirismo à europeia, 29

2- Os primeiros teóricos, 39

3- Psicologia da fronteira, 49

4- Nasce o futebol-força, 59

5- A verdadeira Revolução Farroupilha, 71

6- Estratégia de guerrilha, 81

7- Armadilha campeira, 89

8- O futebol show, 99

9- A famiglia, 109

10- Modernidade chega ao Pampa, 121

11- Culto ao caudilho, 133

Epílogo, 145

Bibliografia, 151

Referência

DUARTE, Filipe. Escola Gaúcha de Futebol: A árvore genenalógica dos treinadores do Rio Grande do Sul. São Paulo: Editora Ludopédio, 2021.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A