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Dissertação

A escola recebe a Copa do Mundo no Brasil

Ano

2015

Faculdade/Universidade

Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas

Orientador(a)

Elaine Prodócimo

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação Física

Páginas

177

Arquivos

Resumo

Esta dissertação trata do recebimento da Copa do Mundo de futebol masculino no Brasil no contexto escolar. Sua presença ocasionou mudanças neste ambiente seja por meio de políticas externas ao seu funcionamento, da abrangência e consolidação da instituição esportiva ou de ações pedagógicas. O objetivo da pesquisa foi compreender relações entre as instituições esportiva e escolar no momento de Copa do Mundo no Brasil presentes na escola, e analisar uma proposta de estudo deste megaevento nas aulas de Educação Física escolar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em uma escola municipal de Campinas-SP, subsede da Copa do Mundo no Brasil, no ano de 2014. Foi proposta uma intervenção, durante as aulas de Educação Física com essa temática, com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental e que durou aproximadamente dois meses. Foi feita também a análise dos projetos e documentos que relacionavam a escola e a Copa do Mundo. Como resultado destaca-se que os projetos que chegaram à escola não tiveram o envolvimento das/os professoras/es em sua elaboração. Foram impostos e muitos deles nem sequer realizados. Foi notado um distanciamento entre os projetos (em seus objetivos e práticas) e a escola, e uma demasiada preocupação com a divulgação na mídia dessas ações. Quanto à intervenção, os desafios presentes no cotidiano escolar se tornaram explícitos, assim como as possibilidades e vozes das/os alunas/os. Elas/es demonstraram desde o início seus sentimentos de não pertencimento ao evento que se realizaria em seu país. Revelaram um olhar crítico sobre a Copa, o qual foi sendo transformado e lapidado ao longo das aulas, com indícios de mais conhecimento sobre o futebol e o megaevento. A própria dinâmica escolar exibiu suas resistências. Do planejamento à intervenção foram muitas as necessidades e motivos de se (re) planejar. Foi possível, porém, a problematização e estudo profundo do esporte e do megaevento esportivo. Durante a prática pedagógica, fatores como a (não) participação das/os alunas/os, o esporte em concorrência com o jogo, a exclusão das meninas, as perspectivas das/os alunas/os em relação ao megaevento, e os aspectos consolidados do esporte que solidificam seu trato na escola, transpareceram a singularidade e desafios na Educação Física escolar. O debate com estes temas nesta dissertação geraram problematizações que enredam a trama conflituosa das relações entre as instituições educacional e esportiva no chão da escola.

Abstract

This dissertation deals with the men’s World Cup held in Brazil in the context of the school and how it caused changes in this environment through external policies, consolidation of sporting institution or pedagogical actions. The objective of the research was to understand the relationship between sports and scholar institutions during the World Cup and also analyze a study proposal on this mega-event in Physical Education classes. A qualitative study was conducted in a public school in Campinas SP, sub-host city of World Cup in Brazil in 2014. An intervention with this thematic was carried out in 9th grades Physical Education classes for about two months, as well as an analysis of projects and documents related to the World Cup and school. The results were that the projects that took place on schools did not have the teacher’s participation in its drafting. There seemed to be a distance between the school and the projects (their objectives and practices) and also a great concern on media promotion of their actions. The challenge was explicit in the intervention, as much as the possibilities of giving voice to the students. From the beginning they demonstrated their feelings of not belonging to the event that would happen in their country. Students were critical about the subject and this view was discussed and transformed throughout the classes in order to improve their knowledge about soccer and mega-events. During the pedagogical practice, facts as the (non)participation of the students, the conflict between game and sport, the girls exclusion, the students perspectives of the mega-event, and the consolidated aspects of sports that solidify its treatment in school, show the singularity and challenges in the Physical Education scholar classes. The debate proposed by this dissertation generates discussions that deal with the conflicting relationship between sports and scholar institutions in the everyday school

Sumário

APRESENTAÇÃO, 13

1 INTRODUÇÃO, 16

2 MÉTODO, 26

2.1 Apresentação da escola, 31

2.2 Apresentação da turma, 32

3 A ESCOLA (A)PRONTA PARA RECEBER A COPA DO MUNDO NO BRASIL, 35

3.1 A instituição esportiva e suas legitimações, 40

3.2 As legitimações em momentos de copa do mundo, 49

3.2.1 Inversão e exceção a favor do esporte, 51

3.2.2 Alteração dos calendários escolares, 57

3.3 Legitimações do esporte, 66

3.4 Promovendo o esporte legitimado e legitimador: a legitimação para o esporte, 69

3.4.1 Projeto fifa 11 pela saúde, 69

3.4.2 Projeto da PMC: o brasil abraça a copa, 71

3.4.3 Projeto da PMC: etnias, 74

3.4.4 Projeto da PMC: minha nigéria brasileira, 76

3.4.5 Projeto da PMC: gandula, 77

3.5 Considerações sobre as legitimações do, por meio do e para o esporte, 79

4 A ESCOLA RECEBE A COPA DO MUNDO, 87

4.1 A proposta e o planejamento, 89

4.1.1 O plano de aulas, 107

4.2 Entre o planejamento e a intervenção, 112

4.3 Perspectivas das/os alunas/os sobre o megaevento sediado no brasil (e na escola)115

4.4 O futebol e o futsal: possíveis caminhos do esporte na e da escola, 124

4.5 A participação das/os alunas/os, 126

4.5.1 (Não) (à)as meninas e o (não) futebol, 129

4.6 Jogo x esporte, 131

4.7 Dissonâncias e silêncios: resistências (des)percebidas, 133

4.8 Aos 45 do 2º tempo, 137

4.9 Um convite para olhar pelo olhar (delas/es), 138

5 TENTATIVAS DE FINALIZAR COM CONSIDERAÇÕES, 156

REFERÊNCIAS, 162

APÊNDICE A – Carta de Autorização da escola, 169

APÊNDICE B – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – Reponsáveis pelas/os alunas/os , 170

APÊNDICE C – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – Professoras/es, 172

ANEXO A – Parecer CEP, 173

ANEXO B – Diário Oficial Município de Campinas 11/06/2014, 176

Referência

MIGUEL, Rebeca Signorelli. A escola recebe a Copa do Mundo no Brasil. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
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