Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Escolas de Futebol Geração Benfica – Estádio

Ano

2016

Faculdade/Universidade

Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, Instituto Politécnico da Guarda

Orientador(a)

Teresa Fonseca

Co-rientador

António Fonte Santa

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Ciências do Desporto

Páginas

90

Arquivos

Resumo

O Estágio Profissionalizante realizado na rede de Escolas de Futebol Geração Benfica (EFGB) permitiu-me encontrar treinadores com uma vasta experiência e com a utilização de uma metodologia própria e uniformizada por todas as redes de escolas. A EFGB Estádio deume oportunidade de conhecer e aprender com os melhores (quer técnicos, quer as crianças), tendo tido a oportunidade de começar a aprender o fundamental sobre “ser treinador”, sobretudo ao nível dos conhecimentos práticos, mais que os teóricos, e mais importante, poder colocar em prática esses mesmo conhecimentos, tanto ao nível dos treinos como das competições. Estas foram as grandes razões que me motivaram a escolher este local de Estágio na época desportiva de 2014/2015. Este trabalho, para além da Introdução e das Conclusões/Reflexões Finais, encontra-se dividido em quatro partes. Na primeira faz-se uma caraterização da Escola de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, sendo também referidos os recursos disponíveis. Na segunda inclui-se o plano de estágio, onde constam as tarefas a desempenhar assim como os objetivos que me propus concretizar. Na terceira é realizada uma revisão bibliográfica acerca do futebol e dos aspetos relevantes para a formação desportiva de crianças e jovens e onde se apresenta um projeto de investigação desenvolvido no âmbito do estágio. Na quarta e última parte deste relatório são descritas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio. No decurso deste estágio também foi efetuado um estudo de caso sobre a relação treinador-atleta, que não podia ser mais pertinente já que, como iniciante motivado nesta área do futebol, procuro aprender a melhor forma não só de ensinar os meus métodos, mas também ensinar de forma a motivar as crianças, não só motivar para a prática do futebol, mas também para o desporto. E, ainda, não só ensinar as crianças a serem desportistas, mas a serem melhores pessoas no futuro. Ao longo do ano estive presente em inúmeras atividades, projetos e desafios que me fizeram crescer de forma exponencial, no que diz respeito ao “eu treinador”, e me fizeram pensar sobre o que eu reconheço importante. Desde aí, a minha referência focou-se na dinâmica e na tomada de decisão, já que a metodologia nos leva através de uma descoberta guiada, tornar os jogadores mais inteligentes no momento em que têm que decidir, dando-lhes um vasto número de opções possíveis.

Palavra-chave: Geração Benfica; futebol; liderança; relação treinador-atleta; tomada de decisão.

Abstract

The Professional Training held in the network Escolas de Futebol Geração Benfica (EFGB) allowed me to find coaches with extensive experience and with the use of a proper and common methodology for all school networks. The EFGB Estádio gave me the opportunity to meet and learn from the best (either technical or children), having had the opportunity to start learning the fundamental about “coaching”, especially at the level of practical knowledge rather than theoretical, and, most important, being able to put into practice these same skills, either in terms of training and competitions. These were the main reasons which I have chosen this place to do my internship for the season of 2014/21015. This work, in addition to the Introduction and Conclusions / Final Reflections, is divided into four chapters. In the first, I make a characterization of the football school of Sport Lisboa e Benfica, and also refer to the resources available. The second includes the stage plan, which contains the tasks to be performed as well as the goals that I have accomplished. In the third, a literature review on the football and the relevant aspects for sports training of children and young people is carried out and it also presents a research project developed under the stage. In the fourth and final chapter of this report, I describe the activities developed throughout the internship. During this internship I have also made a study case about the coach-athlete relationship. It could not be more relevant since, as a beginner in football matters myself, I try to acquire the best way, not only to teach my methods, but also to teach the children in order to motivate them, not only in the practice of football, but also in all sports. And yet, not only teach children to be athletes, but to be better people in the future. Throughout the year I was present in numerous activities, projects and challenges that made me grow exponentially in relation to the “I am coaching” and made me think about what I consider important. Since then, my reference focused on the dynamics and decision-making, due to the fact that the methodology takes us through a guided discovery, making more intelligent players when they have to decide by giving them a wide range of options possible.

Keyword: Generation Benfica; football; leadership; relationship coach-athlete; decision making.

Sumário

Introdução, 15

I.Parte Enquadramento Teórico, 17
1 Enquadramento Teórico, 18
1.1 Futebol numa visão Geral e Moderna, 19
1.2 Evolução dos Sistemas Táticos, 20
1.3 Dinâmica, 23
1.4 Tomada de decisão, 26

II. Parte Contextualização do Local de Estágio, 28
2 Contextualização do Local de Estágio, 29
2.1 Caracterização da Escola Futebol Geração Benfica, 29
2.2 História de Fundação, 29
2.3 Sport Lisboa e Benfica de Hoje, 30
2.4 Escolas Futebol Geração Benfica, 31
2.5 Escola Futebol Geração Benfica – Estádio, 32
2.6 Recursos Humanos, 32
2.7 Recursos Físicos, 34
2.8 Recursos Materiais, 34
2.9 Turmas e Seleções, 35
2.10 Metodologia utilizada pelas EFGB, 36

III. Parte Atividades Desenvolvidas, 42
3 Atividades, 43
3.1 Objetivos, 43
3.1.1 Objetivos Gerais, 43
3.1.2 Objetivos Específicos, 43
3.2 Horários, 44
3.3 As equipas da EFGB Cascais, 47
3.4 Equipas da EFGB Estádio, 48
3.5 Minhas atividades, 50
3.5.1 Treinos, 50
3.5.2 Jogos / Competições, 51
3.5.3 Liga Interna, 53
3.5.4 Liga Geração Benfica, 54
3.5.5 Formação de Treinadores, 55
3.5.6 Projeto Elites, 56
3.5.7 UDR Santa Maria, 56
3.5.8 Fundação Benfica, 58
3.5.9 Campo de Férias, 59
3.5.10 Dias Comemorativos, 60
3.5.11 Dia do Pai e da Mãe, 60
3.5.12 Semana do Amigo e Torneio do Amigo, 60
3.5.13 Dia dos Guarda-redes, 61
3.5.14 Encontro Feminino, 61

4. Estudo de Caso realizado no âmbito do Estágio Profissionalizante, 62
4.1 Resumo, 62
4.2 Introdução, 63
4.3 Enquadramento Conceptual, 64
4.3.1 Treinador Desportivo – Competências Gerais, 64
4.3.2 Relação Treinador-Atleta, 68
4.3.3 Comunicação entre Treinador e Atleta, 71
4.4 Metodologia, 73
4.4.1 Amostra, 73
4.4.2 Procedimento, 73
4.4.3 Instrumento, 73
4.4.4 Procedimentos Estatísticos, 73
4.5 Resultados e Discussão, 74
4.6 Conclusão, 80

IV. Parte Reflexão Final, 82

5 Reflexão Final, 83

6 Bibliografia, 85

Referência

FERNANDES, Jonathan Mees. Escolas de Futebol Geração Benfica – Estádio. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Desporto) - Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, Instituto Politécnico da Guarda, Lisboa, 2016.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A