Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2175-7402

Esporte, comunicação e sociologia: uma leitura da trajetória acadêmica e da produção intelectual de Ronaldo Helal

Periódico / Revista

Alceu

Número

n. 47

Ano

2022

Volume

v. 22

Páginas

p. 143-164

Arquivos

Resumo

O artigo objetiva reconstituir a trajetória de Ronaldo Helal, um dos pioneiros da introdução dos esportes no campo acadêmico da Comunicação e das Ciências Sociais no Brasil. A reconstituição do seu percurso formativo e da sua produção bibliográfica tenciona demonstrar os marcos do amadurecimento de um método, voltado à identificação das narrativas midiáticas da nação, por intermédio de esportes coletivos como o futebol profissional. Ao longo de três decênios, o autor vem desenvolvendo uma metodologia de análise dos discursos jornalísticos sobre a performance da Seleção brasileira nos torneios quadrienais da FIFA, mais conhecidos como Copas do Mundo. Argumentamos para tanto que um diferencial de sua perspectiva sobre a construção do nacionalismo esportivo tem sido um deslocamento progressivo do olhar, ao eleger fontes estrangeiras – periódicos do Uruguai, da Argentina e da França – para compreender as relações de identidade enunciadas pela mídia impressa acerca do Brasil e da suposta natureza do jogador brasileiro. Tal descentramento permite desvelar a construção de estereótipos identitários, ao mesmo tempo em que possibilita relativizar o paradigma da “essência” da nação em eventos competitivos internacionais. Propõe-se, por fim, que a capacidade de construir uma obra autoral relaciona-se também ao conceito de “viagem como vocação”, mobilizado pela antropóloga Fernanda Peixoto para abordar uma tradição de intelectuais que interpretaram o Brasil, graças a um movimento simbólico-espacial de aproximação e distanciamento, com o reconhecimento especular das alteridades e das diferenças nacionais.

Palavras-chave: Futebol, Meios de comunicação, Identidade nacional, Copas do Mundo, Viagem como vocação

Resumo (outro idioma)

Este artículo tiene como objetivo reconstruir la trayectoria de Ronaldo Helal, uno de los pioneros de la introducción del deporte en el campo de la Comunicación y las Ciencias Sociales. La reconstrucción de su trayectoria formativa y producción bibliográfica pretende demostrar los hitos de maduración de un método orientado a identificar narrativas mediáticas de la nación mediante deportes colectivos como el fútbol profesional. A lo largo de tres décadas, el autor ha estado desarrollando una metodología de análisis de discursos periodísticos sobre el desempeño de la Selección brasileña en los torneos cuatrienales de la FIFA, más conocidos como los Mundiales. Para tanto, sostenemos que un diferencial de su perspectiva sobre la construcción del nacionalismo deportivo ha sido un cambio progresivo en la mirada a la hora de elegir fuentes extranjeras – periódicos de Uruguay, Argentina y Francia– para comprender las relaciones identitarias enunciadas por los medios impresos sobre Brasil y la supuesta naturaleza del jugador brasileño. Dicha descentralización permite desvelar la construcción de estereotipos identitarios, al mismo tiempo posibilita relativizar el paradigma de la “esencia” de la nación en eventos internacionales competitivos. Por último, analizamos que la capacidad de concepción de una obra de autor también
se relaciona con el concepto de “viajar como vocación” movilizado por la antropóloga Fernanda Peixoto para abordar una tradición de intelectuales que interpretaron Brasil, gracias a un movimiento simbólico-espacial de acercamiento y distanciamiento, con el reconocimiento especular de las alteridades y diferencias nacionales.

Palabras clave: Fútbol. Medios de comunicación. Identidad nacional. Copas mundiales. Viajar como
vocación.

Abstract

This article aims to reconstruct the trajectory of Ronaldo Helal, one of the pioneers of the introduction of sports in the Communication and Social Sciences as academic fields. The reconstitution of his formative path and bibliographic production intend to demonstrate the milestones of the maturation of a method aimed at the identification of a nation’s media narratives through collective sports such as professional football. Over the course of three decades, the author has been developing a methodology for analyzing journalistic discourses about the
performance of the Brazilian National Team in the quadrennial FIFA tournaments, better known as World Cups. We thus argue that a differential of Helal’s perspective on the construction of sports nationalism has been a continuous shift of his gaze when choosing foreign sources – newspapers from Uruguay, Argentina and France – to understand the relations of identity enunciated by printed media about Brazil and the supposed nature of Brazilian players. Such decentralization allows the researcher to unveil the construction of identity stereotypes, while also raising questions about the paradigm of the nation’s “essence” in competitve international events. Finally, it is proposed that the ability to build an authorial work is also related to the concept of “travel as a vocation,” mobilized by anthropologist Fernanda Peixoto to address a tradition of intellectuals who interpreted Brazil, thanks to a symbolic-spatial movement of approach and distancing, with the specular recognition of national otherness and differences.

Keywords: Football. Media. National identity. World Cups. Travel as a vocation.

Referência

HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de. Esporte, comunicação e sociologia: uma leitura da trajetória acadêmica e da produção intelectual de Ronaldo Helal. Alceu. Rio de Janeiro, v. 22, n. 47, p. 143-164, 2022.