Este trabalho propôs uma análise editorial do mercado de livros de futebol a partir da perspectiva de editoras/livrarias independentes (Colleu, 2007) que focalizam a temática desse esporte em suas publicações. Considerando a escassez de pesquisas sobre futebol que envolvem o âmbito da edição, e tendo em vista o aumento expressivo de livros de futebol com a aproximação de eventos como a Copa do Mundo FIFA, buscamos compreender como é o universo desse nicho editorial. Para tanto, utilizamo-nos de entrevista padronizada (Lakatos & Marconi, 2003), realizada por e-mail, para obter de seis editoras/livrarias, consideradas referências na publicação de livros de futebol, uma visão que possibilitasse a caracterização do nicho. Analisamos o depoimento dos representantes das editoras/livrarias com base em Anderson (2006), Muniz Jr. (2010) e Schiffrin (2006; 2011). Embora não seja possível generalizar resultados, por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório (Gil, 2002) focada em um pequeno grupo de editoras/livrarias, os depoimentos permitiram ter uma noção considerável sobre o nicho editorial dos livros de futebol. Verificamos a importância dos nichos de mercado e a existência de uma ideologia por trás das publicações das editoras, corroborando as reflexões de Anderson (2006) e Muniz Jr. (2010), respectivamente. Ademais, foi possível inferir um “oportunismo” por parte de grandes editoras em momentos propícios, como a Copa, e, ainda, identificar um público heterogêneo como alvo desses livros.
Palavras-chave: Futebol; Livros; Nicho editorial; Práticas editoriais.