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Tese

Esporte-Espetáculo e Futebol-Empresa

Ano

1998

Faculdade/Universidade

Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas

Orientador(a)

Ademir Gebara

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Educação Física

Páginas

275

Arquivos

Resumo

Um dos objetivos deste estudo é contribuir para uma compreensão mais ampla da história do esporte moderno e das profundas transformações que vêm ocorrendo nas últimas décadas. Neste sentido, procura-se examinar com maior interesse os fatores que têm reconfigurado a organização de competições de alto nível, com destaque para uma veiculação dos espetáculos esportivos na mídia e para a emergência do marketing esportivo. Outro objetivo é reinterpretar a história do futebol brasileiro, enfocando seus momentos de inflexão e reestruturação. Neste aspecto, a preocupação central é discutir o atual processo de modernização do futebol profissional, mostrando as forças sociais que têm impulsionado ou resistido a mudanças. Em síntese, procura-se demonstrar que a adoção de métodos empresarias para a gestão do futebol profissional faz parte de um movimento mais geral de transformação do mundo esportivo contemporâneo, que por sua vez, é produto da difusão da indústria do entretenimento e da globalização. E, no caso do futebol brasileiro, a transição para um novo modelo expressa os dilemas atuais da sociedade brasileira, em especial, os seus limites para adentrar plenamente na modernidade.

Sumário

Introdução, 7
 
PARTE I ESPORTE MODERNO E ESPORTE-ESPETÁCULO, 20
 
Cap 1 Constituição e transformação do mundo esportivo, 21
Origens e funções do esporte moderno, 23
O esporte na sociedade burguesa, 48
O esporte na sociedade de massa, 67
O mundo esportivo contemporâneo em discussão, 84
 
Cap 2 O esporte-espetáculo na era da globalização, 93
A mercantilização do esporte-espetáculo, 94
Globalização e mercados esportivos, 107
Marketing e organização esportiva, 116
A metamorfose dos Jogos Olímpicos, 133
 
PARTE II FUTEBOL PROFISSIONAL E FUTEBOL-EMPRESA, 143
 
Cap 3 Do jogo das multidões ao futebol-empresa, 144
Invenção, institucionalização e profissionalização, 146
A difusão internacional do modelo inglês, 154
O surgimento do futebol-empresa, 165
Tendências recentes do futebol-empresa, 176
 
Cap 4 Do futebol amador ao futebol-empresa no Brasil, 191
A origem elitista e a transição para o profissionalismo, 193
A tutela estatal e a “modernização conservadora”, 207
A crise financeira e a descoberta do marketing, 217
O novo marco legal e a “modernização inconclusa”, 228
A Lei Pelé e as perspectivas do futebol-empresa, 237
 
Considerações Finais, 253
 
Apêndice, 259
Bibliografia, 267

Referência

PRONI, Marcelo Weishaupt. Esporte-Espetáculo e Futebol-Empresa. 1998. 275 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.
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