Biblioteca

Seja um dos 12 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1809-1296

Esporte, lazer e mercado: elementos para se pensar a sociedade de consumo

Periódico / Revista

Esporte e Sociedade

Número

n. 13

Ano

2009/2010

Área de concentração

Sociologia

Cidade

Rio de Janeiro

Arquivos

Resumo

O texto é um ensaio sobre o esporte lazer na sociedade moderna marcada pelos instrumentos ideológicos de imposição de desejos e necessidades e pela mercadorização do sentimento de prazer. Por se tratar de um texto introdutório optamos pelo não aprofundamento em nenhuma das questões e temas apresentados, mas procuramos expor de forma clara a correlação predominante entre o tempo livre, o espetáculo esportivo, o mercado de produtos e o prazer como promessa. O que leva o sujeito a se entregar à prática esportiva de uma modalidade qualquer por pura satisfação é, além de mecanismos estimuladores ligados à dimensão mercadológica do esporte, o prazer de jogar.

Resumen

This text is an essay about the leisure sport in modern society marked by the instruments of ideological imposition of desires and needs of the make goods feeling of pleasure. Because it is an introductory text by not decided on any of the deeper issues and themes presented, but trying to expose a clear correlation between the predominant free time, the sports events and the market for products and pleasure as promised. What brings the subject to deliver the practice of sports by any one method is pure pleasure, and stimulating mechanisms linked to the size of sports marketing, the pleasure of playing.

Referência

AGRíCOLA, Nestor Pérsio Alvim. Esporte, lazer e mercado: elementos para se pensar a sociedade de consumo. Esporte e Sociedade. Niterói, n. 13, 2009/2010.
Cadastre-se para receber novidades