Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1980-3508

Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol

Arquivos

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar a transmidialidade no Cartola refletindo sobre como o jogo é utilizado estrategicamente para o engajamento de torcedores com o Campeonato Brasileiro de Futebol. O jogo consiste em uma disputa fictícia na qual usuários montam seus times com jogadores reais para competir com times de outros usuários. Para isso, será utilizado o conceito de narrativa transmídia, que pode ser entendida como a dispersão de elementos em várias plataformas gerando a expansão de conteúdo de forma coordenada. Como corpus de análise foi coletado conteúdo veiculado na TV nas rodadas do mês de outubro de 2019, além das redes sociais, especificamente o Twitter, site oficial e aplicativo do Cartola. A partir do material analisado, percebeu-se que o jogo contribui não apenas para aumentar o engajamento dos torcedores com o campeonato nacional, mas também alterou lógicas vigentes nas práticas do torcer e nas interações comunicacionais e sociais relativas ao futebol.

Palavras-chave: Cartola; Gamificação; Narrativa transmídia; Futebol; Interação

Resumo (outro idioma)

Este artículo se propone a estudiar cómo la narrativa transmedia en el Cartola refleja sobre la forma de cómo el juego de Fútbol es utilizado estratégicamente para la participación de los aficionados por el Campeonato Brasileño. El juego consiste en una competición ficticia en la cual los usuarios tienen que crear equipos con futbolistas reales y así desafiar a otros usuarios. Por eso, el concepto de narrativa transmedia será el punto clave de este estudio. El concepto representa un proceso en el que los elementos de contenido se difunden por medio de múltiples plataformas de forma coordinada. Como corpus de análisis, recogimos a contenidos difundidos en la televisión durante las secuencias de combinaciones del mes de octubre de 2019, además de las redes sociales, específicamente Twitter, el sitio web oficial y aplicativo del Cartola. A partir del material analizado, se percibió que el juego contribuye no sólo para aumentar la participación de los aficionados por el Campeonato nacional, pero también cambió la lógica actual en las prácticas de animar y en las interacciones comunicacionales y sociales relacionadas al fútbol.

Palabras clave: Cartola; Gamificación; Narrativa transmedia; Fútbol; Interacción

Abstract

This article aims to study how transmedia storytelling reflects how Brazilian supporters engage with Brazilian Soccer League – Brasileirão – through the game Cartola. This game consists of a fictitious competition in which users must create and line up teams based on real soccer players to challenge other users. For this reason, the concept of transmedia storytelling is a key base in this work. Transmedia represents a process in which content elements get spread across multiple platforms in a coordinated manner. As a corpus of analysis, we collected content broadcasted on TV during the rounds of October 2019, in addition to social networks, specifically Twitter, Cartola’s official website and app. We noticed that the game contributes to increasing the fans’ engagement with the national championship and changes the current logic in the ways of supporting and in the communicational and social interactions related to football.

Keywords: Cartola; Gamification; Transmedia storytelling; Soccer; Interaction

Referência

QUINTELA, Guilherme Pedrosa; OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo, v. 45, p. e2022113, 2022.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A