Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Estratégias de comunicação digital de produtos em entidades esportivas

Os casos CONMEBOL-Libertadores e UEFA-Champions League
Ano

2021

Faculdade/Universidade

Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação Física

Páginas

115

Arquivos

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo principal identificar, comparar e analisar as estratégias de comunicação das entidades esportivas CONMEBOL e UEFA durante as competições Copa Libertadores e Champions League. A questão de pesquisa que norteou este trabalho foi “Quais são as diferenças e semelhanças nas estratégias de comunicação da CONMEBOL e UEFA, quanto aos produtos Copa Libertadores e Liga dos Campeões?”. O problema de pesquisa está relacionado com a discrepância na gestão das entidades esportivas entre o futebol sul-americano e europeu, que está aumentando a cada ano. A comunicação organizacional é uma das ferramentas mais importantes para uma boa gestão, fato que o futebol europeu já percebeu há muito tempo. Para a análise das estratégias de comunicação das entidades, a base teórica do modelo de comunicação organizacional integrada da professora Margarida Kunsch serviu como referência e o método utilizado foi o estudo de caso. Com base nos resultados dos sites das entidades, vemos que a CONMEBOL tem uma estratégia de mudança da sua imagem corporativa desde 2016, enquanto a UEFA possui uma estratégia com foco na comunicação dos seus valores, principalmente o respeito. Em relação as páginas oficiais do Facebook, é possível perceber que a UEFA possui uma estratégia de comunicação mais direcionada, com menos publicações diárias, mas com muitas postagens patrocinadas pelos seus parceiros, enquanto a CONMEBOL possui uma estratégia com muitas publicações diárias, embora com menos postagens patrocinadas. Também existe uma ligação clara entre o site da UEFA e a página do Facebook, fato que não é tão perceptível entre o site da CONMEBOL e a página do Facebook.

Palavras-chave: Entidades esportivas; Comunicação organizacional; Futebol; Gestão do esporte.

Abstract

This research had as main objective to identify, compare and analyze the communication strategies of the sports entities CONMEBOL and UEFA during the Copa Libertadores and Champions League competitions. The research question was “What are the differences and similarities in the communication strategies of CONMEBOL and UEFA, regarding of the products the Copa Libertadores and Champions League?”. The research problem is related to the discrepancy in the management of sports entities between South American and European football, which is increasing every year. Organizational communication is one of the most important tools for good management, a fact that European football has noticed for a long time. For the analysis of the communication strategies of the entities, the theoretical basis used was the integrated organizational communication model of Professor Margarida Kunsch and the method used was the case study. Based on the results of the entities’ websites, it is possible to see that CONMEBOL has had a strategy to change its corporate image since 2016, while UEFA has a strategy focused on communicating values, especially respect. Regarding the official Facebook pages, it is possible to see that UEFA has a more targeted communication strategy, with fewer daily publications, but with many posts sponsored by its partners, while CONMEBOL has a strategy with many publications, but with fewer sponsored posts. There is also a clear link between the UEFA website and the Facebook page, a fact that is not so noticeable between the CONMEBOL website and the Facebook page.

Palavras-chave: Entidades esportivas; Comunicação organizacional; Futebol; Gestão do esporte.

Sumário

1.INTRODUÇÃO, 18
1.1 Campo de conhecimento e objeto de estudo, 22
1.2 Justificativa, 23
1.3 Objetivos, 25
1.4 Questão de pesquisa, 26
1.5 A discrepância entre o futebol sul-americano e europeu, 26

2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, 28
2.1 Entidades esportivas, 28
2.1.1 Confederação sul-americana de futebol (CONMEBOL), 30
2.1.1.1 Copa Libertadores da América, 31
2.1.2 União das associações europeias de futebol (UEFA), 32
2.1.2.1 Liga dos Campeões da Europa, 33
2.2 Produto esportivo, 34
2.3 Conceito de estratégia, 37
2.3.1 Estratégias de comunicação, 38
2.4 Comunicação digital, 40
2.4.1 Modelo de comunicação estratégica Pedersen, 43
2.4.2 Modelo de comunicação integrada Kunsch, 45
2.5 Facebook, 47

3. METODOLOGIA, 48
3.1 Amostragem, 50
3.2 Coleta de dados, 50
3.3 Instrumento de coleta, 53
3.4 Limitações metodológicas, 54

4. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS, 55
4.1 Dados dos sites das entidades, 55
4.2 Análise comparativa das páginas Conmebol-Libertadores e Uefa-Champions League, 65
4.3 Análise comparativa geral da comunicação das duas entidades, 73

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS, 76
REFERÊNCIAS, 80
ANEXOS, 86

Referência

BRINKMANN, Roger Luiz. Estratégias de comunicação digital de produtos em entidades esportivas: Os casos CONMEBOL-Libertadores e UEFA-Champions League. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.