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TCC

Estudante-Atleta

Caminhos e descaminhos no futebol - entre o vestiário e o banco escolar
Ano

2014

Faculdade/Universidade

Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina

Co-rientador

Jaison José Bassani

Tema

TCC

Área de concentração

Bacharel em Ciências Sociais

Páginas

82

Arquivos

Resumo

O presente trabalho dá sequência ao projeto de estudo mais amplo com jovens atletas realizado pelo Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (LABEC/UFRJ) em conjunto com pesquisadores do Núcleo de Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/UFSC). A temática abordada visa ampliar os dados sobre formação esportiva e escolarização de jovens atletas de futebol em um clube de Santa Catarina. O sonho da profissionalização no futebol se objetiva em um projeto familiar, envolvendo meninos que dedicam grande parte de sua juventude na superação de “dois alambrados”, o das categorias de base e o do profissionalismo. O primeiro simboliza a entrada no Esporte Futebol, pois um alambrado separa os jovens do gostar de brincar de bola e do jogar bola. A entrada na categoria de base de um clube de futebol profissional dá início ao treinamento rotineiro objetivando o alto rendimento. Este fato em muitos casos determina separação familiar, distanciamento da escola e um ascetismo esportivo. O segundo alambrado significa a realização do sonho, com a passagem da base para o grupo profissional. A busca pelo esporte como profissão passa pelo desejo de ascensão e mobilidade social e a alta demanda de jovens que querem ingressar nesta carreira mostra que os interesses são construídos culturalmente e todo esforço é voltado para oportunidades não muito concretas, em um mercado de trabalho bastante restrito. Com base nesse cenário, o primeiro questionamento que instiga o trabalho é entender o porquê da escolha pelo futebol? Em seguida, como é pertencer a uma categoria de base no futebol? E, consequentemente, perceber como o interesse pela escola se dilui durante a formação esportiva? O campo de pesquisa selecionado foi a categoria de base do Avaí Futebol Clube da cidade de Florianópolis/SC. O recorte etário analisado foram as categorias sub-15 e sub-17. A Escola Estadual Básica Ildefonso Linhares também foi observada, pois atende 60 jovens atletas do clube, matriculados no Ensino Fundamental e Médio. As observações foram realizadas durante o ano de 2013, com várias visitas ao clube para assistir aos treinamentos, conversar com profissionais, realizar entrevistas, andar pelas dependências, sentando em locais de circulação, ouvindo conversas e observando inscrições corporais. Para melhor captar o pensamento dos personagens, foram realizadas entrevistas com o Psicólogo, a Assistente Social, o Supervisor das Categorias de Base e quatro atletas entre 16 e 17 anos. Estes atores são fontes de informações preciosas para entender a atmosfera do futebol no clube e os desafios pertinentes à formação. A maneira pensada para argumentar sobre as três perguntas que instigam o trabalho foi dividi-lo em cinco partes. A primeira indica a metodologia utilizada e a inserção do pesquisador no campo. A segunda parte tem o tema relacionando com a singularidade da modalidade no país e sua representação que atrai o interesse de inúmeros jovens. Nesta parte, as categorias que norteiam o trabalho são expostas como o Jogo Futebol e o Esporte Futebol, assim como a descrição do significado do alambrado e de como essa categoria passa a ser representativa na trajetória dos jovens atletas. A terceira parte trata do estudo da arte e sua contribuição para análise e interpretação do campo. Na quarta parte, é feita a descrição das observações realizadas, corroborando com as entrevistas. A última parte traz as conclusões finais esboçando as apreensões sobre o tema.

Palavras-Chave: Categoria de base. Escolarização. Formação. Futebol. Treinamento.

Abstract

This paper is a sequence if a more wide study project with young athletes made by the “ Reaserches about Body´s Education Laboratoty “ (LABEC/UFRJ) with researchers of Educational Research Center and Contemporary Society (NEPESC/ UFSC). The theme aims to expend the data about the sport formation and young soccer athletes schooling in Santa Catarina´s club. The dream of being a professional soccer player which objective is a familiar project, involving boys that dedicate a great part of their youth overcoming “two fences”, one of the basic category and the other is professionalism. The first one symbolizes the entrance in the soccer, because a fence divides the youth from liking to play to actually playing ball. The entrance to the basic category of a professional soccer club gives the initiation to a training itinerary aiming the high productivity. This fact, in many cases determines separation from the family, detachment from school and sports asceticism. The second fence means the realization of a dream, passing from basic to a professional group. The search for sport as a profession goes through the desire if ascension and social mobility and high demand of youth that wants to join this career shows that the interest are built culturally and all the effort is directed to opportunities not really factual, in a very restrict labor market. Based on this scenario, the first question that instigates this paper is to understand why choosing soccer? Next, how is like to be part of a basic category at soccer? Consequently, noticing how does the interest for school dilutes during the sports training. The selected research field was Avai´s basic category soccer club of Florianópolis/ SC. The age cut analyzed were under15 and under17. The “Escola Estadual Básica Ildefonso Linhares” school was also observed, because it attends 60 young athletes from the club, enrolled at the basic education and secondary school. The observations were performed during the year of 2013, with many visits to the club to watch the trainings, talking to professionals, making interviews, walking through the dependencies, seating in circulation places listening to conversations and observing the registrations. To better capture the character’s thought it were carried out an interview with a Psychologist, a Social Assistant, the basic category supervisor and four athletes between 16 and 17 years old. These actors are source of precious information to understand the soccer’s atmosphere at the club and the challenges relevant to the formation. The way of thinking as an argument about the three questions that instigate the paper that were divided in five parts. The first indicates the methodology used in an insertion of the researchers in the field. The second part has the theme related with a singular modality in the country and the representation that attracts the interest of a great amount of young people. In this part, the categories that guide the paper are exposed as a Soccer Club and the Soccer as a sport, so as a description of the meaning of the fence and how this category becomes representative in the young athletes trajectory. The third part talks about the study of the art and it´s contribution for analyzes and interpretation of the field. In the fourth part it brings final conclusions sketching the seizures about the theme.

Key words: Basic category. Schooling. Formation. Soccer. Training.

Sumário

I. Introdução: a peneira, 15

Capitulo 1 – Treinamento técnico: o pesquisador e a pesquisa, 18
1.1 Treinamento tático: a entrada no campo de pesquisa, 20

Capítulo 2 – Concentração: futebol um fenômeno social, 25
2.1. Esporte e jogo, 26
2.2. Por que futebol?, 29
2.3. O Alambrado, 31

Capítulo 3 – Aquecimento: o mercado do futebol, 37
3.1 – Preleção antes do jogo: estudos sobre o tema, 40

Capítulo 4 – A entrada em campo, 45
4.1 – A hora do jogo: a descrição do campo, 47
4.2 – A coletiva: os entrevistados, 48
4.3 – O apito inicial: a interpretação dos dados, 52
4.4 – As jogadas ensaiadas: relatos do diário de campo, 63

Capítulo 5 – Debate pós-jogo: conclusão, 76

Referência Bibliográfica, 78

Anexos, 81

Referência

CONCEIçãO, Daniel Machado da. Estudante-Atleta: Caminhos e descaminhos no futebol - entre o vestiário e o banco escolar. 2014. 82 f. TCC (Bacharel em Ciências Sociais) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
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