Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Experiência, escola e formação de crianças

estudo sobre o futebol escolar
Ano

2013

Faculdade/Universidade

Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Orientador(a)

Odair Sass

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação

Páginas

159

Arquivos

Resumo

O estudo proposto tem como objetivo compreender, sob a perspectiva da Teoria Crítica Social, a experiência propiciada às crianças do ensino fundamental I pelo futebol escolar de salão e os comportamentos desencadeados por essa atividade competitiva. Pressupõe-se que o jogo é um meio de formação dos indivíduos, por proporcionar intensas experiências sociais. Considera-se, contudo, a sua ambiguidade, pois os participantes podem aderir a formas violentas de competição, ou podem compreender que o desejo de vitória não deve se sobrepor ao respeito pelos colegas de time e pelos adversários, desenvolvendo a solidariedade. As experiências dos indivíduos precisam ser consideradas historicamente, uma vez que não são imunes ao que acontece em sociedade. Formulou-se, como hipótese geral, que a prática do futebol, embora seja uma atividade que favoreça a experimentação e o aprendizado das relações sociais, no âmbito escolar, não consegue ampliar a percepção dos indivíduos sobre as relações sociais na sociedade e promover uma reflexão crítica. Adicionalmente, propõe-se como hipóteses derivadas: 1ª) a prática do futebol, tal como é realizada na escola, não estimula a experiência formativa, de respeito mútuo, solidariedade e tolerância; e 2ª) o futebol escolar pode propiciar a violência entre os indivíduos. Utilizouse, como método, protocolos de observação; testes sociométricos, visando à elaboração de sociogramas; e questionários propostos às crianças e aos professores. Constataram-se três tipos de comportamentos recorrentes em jogos de futebol: o de respeito e solidariedade entre os participantes da atividade; o violento, praticado por aqueles que agridem fisicamente, ou verbalmente, os colegas; e o de indiferença, ou frieza passiva, daqueles que não se posicionam diante da violência e da fragilidade de outras crianças. Verificou-se que as relações entre as crianças são pautadas pelo desempenho durante o futebol e em sala de aula, o que motiva a violência das exclusões e rejeições de estudantes durante as atividades. O preconceito e a discriminação podem motivar essa violência que antecede à própria atividade competitiva, portanto, não se pode afirmar que a barbárie tem como base exclusiva a competição

Resumo (outro idioma)

Les objectifs de l’étude proposée c’est compreendre, de la perspective de la Théorie Critique de la Société, l’expérience offerte aux enfants à l’école primaire pour le football et les comportements provoqués par cette activité compétitif. Suppose que le jeu c’est un moyen de la formation des individus, par offrir des expériences sociales intenses. Toutefois, il faut considérer son ambiguïté, les participants peuvent adhérer aux formes violentes de la concurrence ou peuvent comprendre que le désir de gagner ne doit pas supplanter le respect par ses collègues d’équipe et adversaires, développement la solidarité. Les expériences des individus doivent être examinées historiquement, parce que, n’échappent pas à ce qui se passe dans la société. Il y a été formulée comme hypothèse générale, que le football même si c’est une activité intéressante comme moyen d’expérimentation et d’apprentissage des relations sociales a l’école sa pratique ne peut pas développer la perception des individus sur la société et promouvoir une réflexion critique. En outre, il est proposé comme hypothèses dérivées : 1er) la pratique du football, que se tient à l’école, ne stimule pas l’expérience formative, le respect mutuel, la solidarité et la tolérance ; et 2e) le football scolaire peut occasionner la violence entre les individus. Il a été utilisé comme méthode de protocoles d’observation; d’essais sociométriques, visant à l’élaboration de sociograms ; et les questionnaires proposés aux enfants et aux enseignants. Il était trouvé trois types de comportements récurrents dans le football: le respect et la solidarité entre les participants de l’activité, le violent, pratiqué par ceux qui attaquent collègues physiquement ou verbalement, et de l’indifférence ou la froideur passive, ceux qui ne se positionnent face à la violence et la fragilité des autres enfants.Il a été constaté que la relation entre les enfants sont guidés par la concurrance au cours de le jeu de football et dans la salle de classe, ce qui motive la violence de l’exclusion et de rejet des élèves dans leurs activités ; et aussi, que les préjugés et la discrimination peuvent motiver cette violence qui précède l’activité concurrentielle, donc on ne peut pas dire que la barbarie est uniquement fondée sur la concurrence.

Abstract

The proposed study aim to understand, from the perspective of Critical Social Theory, the experience afforded to children in elementary school for football and behaviors triggered by this competitive activity. It s supposed that the game is an way of development because it provides intense social experiences it also considered, however, its ambiguity the participants can join violent forms of competition or can understand that the desire of winning should not exceed the respect to the colleague of the team and even the opponents, developing solidarity. The social experiences need to be considered historically, because they are not immune of what happens in society. It was established as a general hypothesis that football , although being an interesting activity as a mean of experimentation and learning of the social relationship at school its practice can t amplify the perception of individuals in society and can t promote critical reflexion. Additionally, it was proposed as derived hypothesis: 1st) football practice as it is realized at school doesn t encourage the formative experience of the mutual respect, solidarity and tolerance. 2nd) school football can provide violence among individuals. It was used as method observation protocols, sociometric tests in order to develop the sociograms elaboration and questionnaires directed to children and teachers. Found three types of recurring behaviors in football game: the respect and solidarity among the participants of the activity, the violent, practiced by those who attack physically or verbally colleagues, and the indifference or passive coldness, those who do not position themselves in the face of violence and fragility of other children. It was found, too, that the relationship between children are guided by performance during the football and in the classroom, what motivates the violence of exclusion and rejection of students during activities, and also, that prejudice and discrimination can motivate this violence that precedes the competitive activity, so we can not say that violence is based only in the competition

Sumário

INTRODUÇÃO, 13

1. O futebol, 16

1.1. Futebol e barbárie, 20

2. As regras e a experiência moral, 34

2.1. As regras e o respeito ao outro, 42

3. O fairplay, a violência e a indiferença, 52

3.1. A experiência empobrecida, 59

3.2. A experiência e o lúdico, 71

3.3. O declínio da percepção e do pensamento, 74

3.4. A personalidade narcisista, 86

4.O futebol escolar de salão, 94

4.1. Método, 94

4.2. Caracterização do futebol escolar de salão, 100

5.Os professores, 147

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 150

REFERÊNCIAS, 153

ANEXOS, 157

 

Referência

VIEIRA, Álvaro José Camargo. Experiência, escola e formação de crianças: estudo sobre o futebol escolar. 2013. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A