Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Congresso

Figuração de espetáculo e Comportamentos Sociais dos Dirigentes de Futebol em Recife: perspectivas de uma pesquisa de tese

Ano

2016

Tema

Congresso

Nome do congresso

30ª Reunião Brasileira de Antropologia - RBA

Cidade

João Pessoa

Páginas

p. 1-19

Arquivos

Resumo

Este trabalho aborda o futebol-espetáculo e a figura dos dirigentes de futebol de um clube do Recife, clube esse localizado na cidade de mesmo nome. Trata-se de uma tese na área da sociologia, que analisa a relação entre o futebol-espetáculo e o dirigente de clube; bem como a ideia de figuração que marca o processo de constituição do ethos dos dirigentes profissionais desse clube. Nosso interesse é explicitar como se dá no contexto do futebol-espetáculo a constituição do ethos do dirigente do Sport, no sentido de revelar a complexa dimensão que envolve esse processo da vida dos mandatários de clube do futebol profissional. De modo específico nesta parte – que envolve basicamente a introdução final da tese – oferecemos ao leitor uma perspectiva daquilo que é o nosso trabalho em si.

Referência

SANTOS, Francisco Xavier dos. Figuração de espetáculo e Comportamentos Sociais dos Dirigentes de Futebol em Recife: perspectivas de uma pesquisa de tese. 2016, João Pessoa. 30ª Reunião Brasileira de Antropologia - RBA. Congresso 2016.