Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Congresso

Final da Copa do Mundo de futebol de 1970: rádio, propaganda e identidade nacional

Ano

2012

Tema

Congresso

Área de concentração

Comunicação

Nome do congresso

Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Edição do Congresso

XXXV

Cidade

Fortaleza

Entidade Organizadora

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Arquivos

Resumo

A conquista da Copa do Mundo de 1970 pela seleção nacional está presente no imaginário brasileiro como a representação do futebol da “arte” e do preparo físico, da festa e da celebração. O presente trabalho faz o resgate e a análise da propaganda radiofônica inserida durante a transmissão do jogo final do Mundial de 70, seguida de breve descrição sobre a formação do discurso da propaganda no meio radiofônico, repleto de significação simbólica, que leva a compreensão de como este pode ter contribuído para a construção, ou afirmação, da identidade nacional no país do futebol.

Referência

PEREIRA, Camila Augusta Alves. Final da Copa do Mundo de futebol de 1970: rádio, propaganda e identidade nacional. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, XXXV, 2012, Fortaleza. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Congresso , Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2012.