Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Física e o futebol no ensino fundamental

Ano

2015

Faculdade/Universidade

Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física

Páginas

177

Arquivos

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo principal da pesquisa a elaboração, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino, por meio de quatro Atividades Didáticas (AD), abordando conceitos de Mecânica a partir do futebol, para alunos do último ano do Ensino Fundamental. Para a elaboração da estratégia de ensino foi realizado um levantamento de trabalhos e artigos em periódicos e eventos na área de Ensino de Física e Ensino/Educação em Ciências com as seguintes abordagens: Ensino de Física nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino de Física e esporte. Desse levantamento, analisaram-se os artigos e trabalhos sob quatro aspectos: foco da pesquisa, conteúdo científico abordado, recursos e estratégias de ensino utilizados e instrumentos de obtenção de dados. Esses trabalhos e artigos apresentaram fundamentação teórica em um contexto construtivista e um ensino inovador. A partir desse panorama, tomaram-se elementos que nortearam a estruturação das Atividades Didáticas (AD) nas quais o aluno é o centro do ensino. Nesse sentido, as AD contemplam variados recursos didáticos que vinculam o futebol com conceitos de Mecânica de modo que o aluno tenham subsídios para construir seus conhecimentos sobre estes conceitos. Além dos recursos utilizados para a implementação das Atividades Didáticas, utilizou-se o diário de aula como instrumento para a prática reflexiva e como complemento para análise dos dados. Os dados foram obtidos a partir das tarefas das AD, bem como os registros de observação da pesquisadora, sendo possível mapear as compreensões dos alunos durante todo o processo de ensino, suas ideias prévias e as dificuldades sobre determinados conceitos de Mecânica. Nesse contexto de ensino, constatou-se que os alunos apresentam conhecimentos sobre localização e referencial, reconhecendo que é necessária a definição de um ponto de referência para descrever a posição de determinado objeto, que para alterar o estado de movimento é necessária a aplicação de uma força, que a energia pode estar presente em diferentes formas (energia química, mecânica, solar, térmica, etc) e que ela é de fundamental importância para a saúde e para a prática de atividades esportivas. As maiores dificuldades observadas, quanto à aprendizagem dos alunos é com relação a compreensão dos conceitos de velocidade, posição e aceleração e as diversas linguagens utilizadas na física que demonstram as relações entre os conceitos – textual, matemática e gráfica.

Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino Fundamental. Ensino Inovador. Construtivismo. Futebol. Mecânica.

Abstract

This work aims primarily the development, implementation and evaluation of an educational strategy, by means of four Didactic Activities (DA), addressing concepts of mechanics from football to senior students of elementary school. For the developing of the teaching strategy it was conducted a survey of studies and papers in journals and conferences in the area of Physical Education and Education/Science Education with the following approaches: Physics Teaching in the final years of Elementary School and teaching of Physics and sport. From this survey, it was analyzed the papers and studies in four ways: research focus, approached scientific content, resources and teaching strategies and instruments used to obtain data. These studies and papers presented theoretical foundation in a constructivist context and an innovative education. From this panorama, they became elements that guided the structuring of Didatic Activities (DA) in which the student is the center of teaching. In this sense, DAs include a variety of teaching resources that associate football with mechanical concepts so that the student has subsidies to build her/his understanding of these concepts. In addition to the resources used to implement the Didatic Activities, the daily lesson was used as a tool for reflective practice and as a complement to data analysis. Data were obtained from the DA tasks as well as the records of observation of the researcher, being possible to map out the students’ understandings throughout the process of teaching and learning, her/his previous ideas and difficulties on certain concepts of mechanics. In this teaching context, it was observed that students present knowledge about location and reference, recognizing that is necessary the definition of a reference point for describing the position of the given object, that to change the state of motion is required the application of a force, that energy can be present in different forms (chemical energy, mechanical, solar, thermal, etc.) and it is of fundamental importance for the health and sports activities. The greatest difficulties with respect to students’ learning is in regard to the comprehension the concepts of the speed, position and acceleration and the several languages used in physics that show relationships among concepts – textual, math and graphics.

Keywords: Physics Teaching. Elementary School. Innovative Education. Constructivism. Football. Mechanics.

Sumário

APRESENTAÇÃO: motivação e questões norteadoras, 12

1 UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: PRÁTICAS CONSTRUTIVAS E INOVADORAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM, 18
1.1 O CONTEXTO INOVADOR NO ENSINO EDUCACIONAL, 18
1.2 UM OLHAR CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, 21

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA, 26
2.1 DIÁRIOS DE AULA COMO FERRAMENTA DE REFLEXÃO DO PROFESSOR, 26
2.2 CONTEXTO E SUJEITOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA, 30
2.3 LEVANTAMENTO DE ARTIGOS E TRABALHOS DE ENSINO DE FÍSICA E ENSINO/EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 33
2.3.1 Levantamento e análise dos artigos nos periódicos, 35
2.3.2 Levantamento e análise dos trabalhos nos eventos, 40

3 ESTRUTURA DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS, 50
3.1 DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS, 55
3.1.1 Atividade Didática 01 – Referencial e o movimento – No futebol, 58
3.1.2 Atividade Didática 02 – A trajetória do movimento – No futebol, 63
3.1.3 Atividade Didática 03 – Por que ocorrem os movimentos I, 69
3.1.4 Atividade Didática 04 – Por que ocorrem os movimentos II, 73

4 ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÕES, 78
4.1. ANÁLISE DA ATIVIDADE DIDÁTICA 01, 79
4.2 ANÁLISE DA ATIVIDADE DIDÁTICA 02, 94
4.3. ANÁLISE DA ATIVIDADE DIDÁTICA 03, 111
4.4. ANÁLISE DA ATIVIDADE DIDÁTICA 04, 120

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 129

REFERÊNCIAS, 136

ANEXO A – REFERÊNCIAS DOS ARTIGOS E TRABALHOS SELECIONADOS E ANALISADOS, 140
ANEXO B – DIRETRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS, 147
ANEXO C – RELAÇÃO DOS ALUNOS QUE RESPONDERAM AS TAREFAS, 151
ANEXO D – MATERIAL DO PROFESSOR E MATERIAL DO ALUNO, 154
ANEXO E – ANEXOS EM CD.

Referência

PAULI, Andriele Maria. Física e o futebol no ensino fundamental. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A