Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISBN 9786525019833

Football Suburbano e Festivais Esportivos – Lazer e Sociabilidade Nos Clubes de Subúrbio em Belém do Pará (1920 – 1952)

Ano

2021

Páginas

345

Editora

Appris Editora

Sinopse

O livro Football suburbano e festivais esportivos: lazer e sociabilidade nos clubes de subúrbio em Belém do Pará (1920-1952) trata de uma análise sobre a prática e a popularização do futebol a partir dos clubes de subúrbio, na capital paraense, durante os anos de 1920 a 1952. Um fato que se apresentou por meio da quantidade de clubes de futebol e a experiência dos sujeitos que participavam ativamente da construção do lazer e da prática esportiva nesse espaço urbano. O aumento do número de festivais juntamente ao trabalho da imprensa esportiva, a circulação de diversos grupos sociais, proporcionou, ao longo dos anos, a construção de um processo de popularização do football na cidade que fortaleceu o esporte em torno do Clube do Remo e do Paysandú. No entanto, havia indícios de que sujeitos de bairros populares, como o Jurunas, Sacramenta, Pedreira e Telégrafo participavam mesmo que indiretamente das partidas realizadas no largo de São Braz na Praça Batista Campos, campo do Sacramenta ou do São Domingos, o que favorecia as rivalidades de clubes de bairro.

A ideia da obra passa pelo estudo do futebol que se popularizou a partir de um conjunto de fatores que também estava aliado à experiência dos sujeitos nos clubes apresentados pela imprensa, durante o contexto histórico da época, como suburbanos, e não somente pela dupla Re x Pa. E demonstra que, mais do que entretenimento futebolístico, as interações entre sujeitos de posição social desigual envolviam a questão da cidadania, de um lado, em termos da demanda pelo direito ao lazer e a cidade, de outro, invocavam o clientelismo, como mecanismo tradicional de proteção diante de possíveis ações repressivas do Estado e de favorecimento diante das dificuldades materiais enfrentadas. Uma obra que nos leva a pensar sobre questões da “Segurança Pública” e o lazer numa relação passado e presente, fruto de uma construção histórica que descarta os mais pobres nos seus territórios na urbe, porém, leva-nos a refletir sobre as práticas de lazer nos clubes de bairros como possibilidades de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social na “capital do football da Amazônia”.

Referência

GAUDêNCIO, Itamar Rogério Pereira. Football Suburbano e Festivais Esportivos – Lazer e Sociabilidade Nos Clubes de Subúrbio em Belém do Pará (1920 – 1952). Curitiba: Appris Editora, 2021.