O artigo descreve o “tecido” de desenvolvimento dos atletas comparando-o ao “ideal”. A descrição foi construída a partir das quatro fases do desenvolvimento do atleta de elite (DURAND-BUSH; SALMELA, 2004), cruzadas com o sistema de preparação esportiva, organização e bases (PLATONOV, 2004). Destacam-se os fatores que atuaram nas trajetórias dos atletas entrevistados: família, o binômio escola-clube e a participação do professor de educação física na especialização esportiva e o reconhecimento da relação treinador-atleta no aperfeiçoamento técnico-tático. É reconhecida a plena satisfação dos atletas na fase de manutenção. A gestão do esporte apresentou-se como obstáculo; a forma de avaliação pautou-se no desempenho em competições desde a fase de iniciação. Os atletas brasileiros, embora o reconheçam, não destacaram o talento como um aspecto principal. Apesar de submetidos a um processo informal e descontinuado, observou-se que etapas e fatores incidentes no desenvolvimento do atleta de elite são similares aos relatados na literatura especializada.