O futebol está inserido na cultura brasileira como um espaço simbólico de representação social. Relevante fenômeno de audiência, ele ocupa espaços ainda mais significativos durante a realização de uma Copa do Mundo. Dessa forma, a derrota em um Mundial pode revelar conflitos próprios da nossa sociedade. Nesse contexto, o fotojornalismo esportivo se constitui em relevante recurso de informação dos fatos que envolvem esse esporte. O presente trabalho propõe uma análise do discurso construído através do jornalismo impresso e da fotografia como principal recurso discursivo. Buscamos identificar quais os enunciados estáveis do discurso jornalístico no dia seguinte à partida Brasil 1 x 7 Alemanha, válida pelas semifinais do torneio e realizada no dia 8 de julho de 2014, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG). Com esse resultado, a Seleção Brasileira não pôde participar da decisão do Mundial, restando-lhe apenas a disputa do terceiro e quarto lugares. Foram analisadas 68 capas de jornais, em edições do dia 9 de julho de 2014, que retrataram a derrota da seleção brasileira para a Alemanha na Copa do Mundo Fifa 2014. Das recorrências discursivas encontradas, destaca-se aqui o choro como fator recorrente em 20 dessas páginas. Fator relevante de mobilização, o choro representaria uma ideia latente em nossa sociedade de um ethos brasileiro emotivo que se contrapõe à razão. Desse modo, o objetivo desta dissertação é procurar compreender quais os sentidos das lágrimas que foram vistas, retratadas e sublinhadas nas narrativas que se seguiram à derrota.