O futebol é um esporte de grande apelo de audiência no Brasil. Muitas são as formas de representação e formações discursivas produzidas sobre esse esporte pelos canais midiáticos. Dentre esses meios, os jornais impressos elaboram suas estratégias com o objetivo de sensibilizar sua audiência. Buscando oferecer uma análise crítica sobre as relações entre esporte e meios de comunicação, propomos analisar as capas de quatro jornais nacionais (A Gazeta, Correio do Estado, Jornal de Brasília e Correio Braziliense), edições de 9 de julho de 2014, que trouxeram a cobertura do jogo Brasil 1 x 7 Alemanha pela Copa do Mundo Fifa 2014. Tomando o documento fotográfico como ponto central das nossas análises, detectamos a recorrência de imagens de choro e lágrima para retratar as repercussões do jogo que foi considerado a derrota das derrotas, segundo o próprio discurso midiático.
Palavras-chave Fotojornalismo; Jornais brasileiros; Jornalismo de Esportes; Fotografia; Copa do Mundo.