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Tese

Fútbol Callejero

Processos educativos decorrentes de uma motricidade emergente
Ano

2019

Faculdade/Universidade

Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Educação

Páginas

523

Arquivos

Resumo

Alicerçados na perspectiva das Epistemologias do Sul, a presente Tese traz para o campo das discussões político-epistemológicos o Fútbol Callejero (FC) que, em sua origem, no ano de 2001, no bairro de Moreno (Buenos Aires-Argentina), se configurou como uma metodologia de Educação Popular em um contexto no qual a Argentina atravessava uma grave crise econômica, sendo as juventudes empobrecidas as mais afetadas. Atento a este cenário, o educador popular e ex-jogador de futebol Fábian Ferraro identificou o potencial que o futebol possuía para reunir os/as jovens. Sua proposição tratou de possibilitar aos/às participantes a incorporação do diálogo como prática de resolução de conflitos, bem como o incentivar o protagonismo destes/as no processo de luta pelos seus direitos e interesses. Assim, a Metodologia Callejera preconiza a composição de equipes formadas por meninos e meninas (mistas); jogos disputados em 3 tempos; os/as participantes combinam previamente as regras que orientarão cada partida; além dos gols também são atribuídos pontos para atitudes afeitas ao Respeito, à Cooperação e à Solidariedade (“Pilares” do FC) e, por fim, a substituição de um árbitro/a por um/a Mediador/a, cuja função é facilitar o diálogo e reflexão acerca das ações relativas a cada um dos Pilares do FC para estabelecimento de acordo coletivo sobre o placar final do jogo. Com estes saberes SULeamos, nossa investigação acerca do FC foi realizada no contexto de um projeto socioeducativo desenvolvido com crianças e adolescentes moradores/as de bairros periféricos e empobrecidos do município de São Carlos (interior de São Paulo – Brasil). A partir da perspectiva qualitativa do método de Sistematização de Experiências, posto em interfaces com a Analética e a Redução Fenomenológica, procedemos à participação e o registro na/da experiência, que ocorreu no período entre agosto de 2016 a janeiro de 2017, acrescidos de dois encontros em dezembro de 2017. Nesta ocasião, nos inserimos para atuação como educadores-investigadores, coordenando os momentos de Mediação do FC e de vivências diversificadas de motricidades lúdicas (jogo/ócio/lazer). Registramos a experiência através de filmagens que balizaram a confecção de 15 diários contendo a reconstrução da experiência e a transcrição na íntegra das falas dos/as participantes. Nosso objetivo central foi identificar e compreender os processos educativos decorrentes da prática do FC, e dos momentos que a lógica de avaliação dos Pilares inspirou a análise da convivência entre os/as participantes durante as atividades diversificadas de jogo/ócio/lazer. Nosso processo de análise dos dados culminou com a identificação de 3 categorias: A) O Fútbol Callejero é muito da hora!; B) Cuidado Callejero; C) Quando o Callejero é mais que futebol. Com base nas análises, nossa Tese é de que o Fútbol Callejero (nascido e criado na Argentina – Sul geográfico e metafórico) se configurou como uma Motricidade Callejera, emergente e compondo as Epistemologias do Sul, com a potência de estar sendo um projeto trans-moderno e intercultural de intervenção e que atua articuladamente contra o capitalismo, o patriarcado e o colonialismo. Esperançamos que nossa Sistematização de Experiências componha a constelação de saberes, sendo capaz de sulear novas travessias e novas sistematizações.

Palavras-Chave: Processos Educativos. Fútbol Callejero. Motricidade Emergente. Metodologia Callejera. Epistemologias do Sul.

Resumen

Bajo la perspectiva de las Epistemologías del Sur, la presente Tesis trae al campo de las discusiones político-epistemológicas el Fútbol Callejero (FC) que, en su origen en el año 2001 en el barrio de Moreno (Buenos Aires-Argentina), se configuró como una metodología de Educación Popular en un contexto en el que Argentina atravesaba una grave crisis económica, siendo las juventudes empobrecidas las más afectadas. Atento a este escenario, el educador popular y ex futbolístico Fábian Ferraro identificó el potencial que el fútbol tenía para reunir a los jóvenes. Su propuesta trató de posibilitar a los participantes la incorporación del diálogo como práctica de resolución de conflictos, así como de incentivar el protagonismo de éstos en el proceso de lucha por sus derechos e intereses. Así, la Metodología Callejera preconiza la composición de equipos formados por niños y niñas (mixtos) que disputan partidos en 3 tiempos; los participantes combinan previamente las reglas que guiarán cada partido; siendo asignados puntos, además de por los goles, por las actitudes de Respeto, Cooperación y Solidaridad (“Pilares” del FC). Por lo tanto, la práctica implica la sustitución del árbitro por la figura de Mediador, cuya función es facilitar el diálogo y reflexión acerca de las acciones relativas a cada uno de los pilares del FC para el establecimiento de un acuerdo colectivo sobre el marcador final del juego. Con estos saberes, SUReamos nuestra investigación sobre el FC, realizada en el contexto de un proyecto socioeducativo desarrollado con niños y adolescentes residentes de barrios periféricos y empobrecidos del municipio de São Carlos (interior de São Paulo – Brasil). A partir de la perspectiva cualitativa del método de Sistematización de Experiencias, puesto en interfaces con la Analética y la Reducción Fenomenológica, procedimos a la participación y el registro en la experiencia, que ocurrió en el período dado entre agosto de 2016 y enero de 2017, al que se sumaron dos encuentros realizados en diciembre de 2017. En dicha ocasión, nos insertamos para la actuación como educadores-investigadores, coordinando los momentos de Mediación del FC y las vivencias diversificadas de motricidades lúdicas (juego/ocio/recreación). Registramos la experiencia a través de filmaciones que permitieron la confección de 15 Cuadernos de Notas, que contaron con la transcripción íntegra de las palabras de los participantes. Nuestro objetivo central fue identificar y comprender los procesos educativos derivados de la práctica del FC, específicamente, los momentos en que la lógica de evaluación de los Pilares inspiró el análisis de la convivencia entre los y las participantes durante otras actividades de juego/ocio/recreación. Nuestro proceso de análisis de los datos culminó con la identificación de 3 categorías: A) El Fútbol Callejero es mucho da hora!; B) Cuidado Callejero; C) Cuando Callejero es más que fútbol. Con base en los análisis, nuestra tesis es que el Fútbol Callejero (creado en Argentina – Sur geográfico y metafórico) se configuró como una Motricidad Callejera, emergente, que compone las Epistemologías del Sur, con la potencia de estar siendo un proyecto transmoderno e intercultural de intervención y que actúa articuladamente contra el capitalismo, el patriarcado y el colonialismo. Esperamos que nuestra sistematización de experiencias componga la constelación de saberes y sea capaz de inspirar nuevas travesías y sistematizaciones.

Palabras-Clave: Procesos Educativos. Fútbol Callejero. Motricidad Emergente. Metodología Callejera. Epistemologías del Sur.

Abstract

Based on Epistemologies of the South perspective, this Thesis brings to the field of politicalepistemological discussions the Fútbol Callejero (FC). Originated in 2001, at neighborhood Moreno (Buenos Aires-Argentina) it was configured as a methodology of Popular Education when Argentina was going through a deep economic crisis, with impoverished youths being the most affected. Keeping this scenario in mind, popular educator and former soccer player Fábian Ferraro identified the potential of football to bring youth together. His proposal sought to enable participants to incorporate dialogue as a practice for conflict resolution, as well as to encourage their protagonism in the process of fighting for their rights and interests. Thus, the Callejera Methodology present teams composed by boys and girls (mixed); matches played in three periods; the participants make agreements on the rules that will guide each match; in addition to the goals, points are also assigned to attitudes related to Respect, Cooperation and Solidarity (the “pillars” of the FC) and, finally, the replacement of a referee by a Mediator whose function is to facilitate dialogue and reflection about the actions related to each one of the Pillars of the FC to establish collective agreement on the final score of the match. With this knowledge we guided our investigation on FC that was driven in the context of a socio-educational project developed with children and teenagers living in inner city and impoverished neighbourhoods of São Carlos city (countryside of São Paulo state, Brazil). From the qualitative perspective of the Systematization of Experiences method, interfacing with Analética and Phenomenological Reduction we proceeded to participate and register the experience, which occurred in the period between August 2016 and January 2017, in addition to two meetings in December 2017. On those occasions, we participated as educator-researchers, coordinating the mediation moments of FC and diversified experiences on playful motricity (play/ócio/leisure). We documented the experience in 15 field notes that had the full transcription of the participant speeches through video recordings. Our main objective was to identify and comprehend the educational processes emerged from the practice of FC, and the moments that the logic of evaluation of the Pillars inspired the analysis of the coexistence between the participants during the diversified playful motricity. Our process of data analysis culminated in the identification of 3 categories: A) Fútbol Callejero is awesome! B) Callejero’s Care; C) When Callejero is more than football. Based on the analysis, our Thesis is that Fútbol Callejero (born and raised in Argentina – geographical and metaphorical South) has been configured as a Callejera Motricity, emergent and composing Epistemologies of the South, with the potential of being a transmodern and intercultural project of intervention and acting to articulate against capitalism, patriarchy and colonialism. We hope that our Systematization of Experiences will compose the constellation of knowledge, being able to guide new crossings and new systematizations.

Keywords: Educational Processes. Fútbol Callejero. Emerging Motricity. Callejero Methodology. Epistemologies of the South

Sumário

PALAVRAS INICIAIS: CONTRA O DESPERDÍCIO DA EXPERIÊNCIA, 13

1º MOMENTO: PONTO DE PARTIDA, 22
1.1 Participação e registro na experiência, 24

2º MOMENTO: AS PERGUNTAS INICIAIS, 43
2.1 Que experiências queremos sistematizar? Objeto de estudo, 45
2.1.1 Emergência de uma ausência: abrindo a cancha de jogo desde o sul, 47
2.1.2 Fútbol Callejero: consolidação e difusão da metodologia, 55
2.2 Para que queremos sistematizar? Objetivo(s), 62
2.2.1 Bases epistemológicas para a libertação, 63
2.3 Quais aspectos centrais desta experiência nos interessam mais? Questão de pesquisa, 78
2.4 Quais fontes de informações temos ou necessitamos? Filmagens e Revisão de Literatura, 79
2.4.1 O que nos contam outras investigações, 80
2.5 Que procedimento vamos seguir? Plano de investigação, 92

3º MOMENTO: RECUPERAÇÃO DO PROCESSO VIVIDO, 97
3.1 Fútbol Callejero uma motricidade emergente presentificada no VADL-MQF, 101

4º MOMENTO: REFLEXÃO DE FUNDO, 111
4.1 Categoria A – O Fútbol Callejero é muito da hora!, 117
4.2 Categoria B – Cuidado Callejero, 135
4.3 Categoria C – Quando o Callejero é Mais Que Futebol, 159

5º MOMENTO: PONTOS DE CHEGADA, 177
5.1 À guisa de algumas considerações: a cancha está aberta!, 186

REFERÊNCIAS, 188 
APENDICES, 195
ANEXOS, 513

Referência

BELMONTE, Maurício Mendes. Fútbol Callejero: Processos educativos decorrentes de uma motricidade emergente. 2019. 523 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.
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