Resumo
O presente trabalho teve por intenção discutir as mudanças nos planos econômicos, político – via acumulação flexível – e culturais – via discurso pós- moderno, que trazem mudanças para a manifestação cultural do futebol. À luz do materialismo histórico e dialético foi possível compreender que o fenômeno futebol tem passado por um processo de mercadorização cujo grande interesse, no campo do espetáculo, não é proporcionar para os espectadores um futebol arte, como já existiu, mas sim, movimentar uma indústria esportiva bilionária.
Palavras chaves: Capitalismo; Futebol; Pós-Modernidade.
Abstract
This work was intended to discuss the economical and political changes – via flexible accumulation – and the cultural changes – via postmodern discourse – which brings changes to the football’s cultural manifestation. In the light of historical and dialectical materialism, It was possible to understand that the football has gone through a process of commodification whose great interest in the field of spectacle is not to give viewers a football-art, as ever, but instead, to move a billion-dollar sportive industry.
Keywords: Capitalism; Football; Post-Modernity.
Referência
SANTOS, Marcelo Silva dos;
DIAS, Graziany Penna. Futebol, capitalismo e pós-modernidade: de consumo da arte a arte do consumo.
Filosofia e Educação. Campinas, v. 2, n. 2, p. 281-296, 2010.