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Dissertação

Futebol, Cultura e Utopia

Uma leitura de À procura de Eric, de Ken Loach
Ano

2016

Faculdade/Universidade

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Letras

Páginas

156

Arquivos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o filme À procura de Eric(2009), do cineasta inglês Ken Loach. A análise procura fundamentar de que forma a narrativa do filme apresenta aspectos formais e conceituais que permitam aproximar os elementos constitutivos do jogo de futebol com possibilidades de explicações do mundo da pós-modernidade pautadas pelo materialismo histórico. Para tal, será necessário compreender a noção de Mapeamento Cognitivo, de Fredric Jameson, visando delimitar de que forma é possível situar os vínculos históricos do sujeito inserido na pós-modernidade. Não obstante, será necessário compreender como as práticas culturais da classe operária podem ser um bom indicativo para a aplicação desse mesmo conceito, retomando noções importantes como a manifestação de práticas Dominantes, Residuais e Emergentes, de Raymond Williams, bem como a possibilidade de mudanças sociais a partir da noção de Utopia de Ernst Bloch. Tais ideias estão dispostas na obra em questão a partir da manifestação de valores históricos em objetos culturais da indústria cultural. A narrativa busca estabelecer como esses elementos podem constituir aquilo que Pierre Nora conceitua como Lugares de Memória os quais, se ressignificados, podem ser a ponte para reestabelecer as conexões históricas entre o indivíduo e a sociedade.

Palavras-Chave: Ken Loach, Cinema, Futebol, Materialismo Histórico, Utopia

Abstract

This paper aims to analyze Ken Loach’s movie Looking for Eric (2009). The analysis seeks to establish how the movie narrative presents formal and conceptual aspects that enable us to compare the constitutive elements of a football match with possibilities of explanations for Postmodernity oriented by the framework of Historical Materialism. In order to do so, it will be necessary to understand Fredric Jameson’s notion of Cognitive Mapping, to depict how it is possible to situate a subject’s historical connections in the context of Postmodernity. Nonetheless, it will be necessary to comprehend how the working class cultural practices can be an interesting sign for the application of that same concept, doing so by the assessment of important notions such as the existence of Dominant, Residual and Emergent cultural practices, as established by Raymond Williams, as well as the possibility of social change through Ernst Blochs idea of Utopia. These ideas are depicted in the work being analyzed through the manifestation of historic value in cultural objects that come from the Cultural Industry. The narrative seeks to establish how these elements can constitute what Pierrre Nora repute as Places of Memory and, if signified through a diferent perspective, could be a bridge for the establishment of historical connections between the individual and society.

Keywords: Ken Loach, Cinema, Football, Historical Materialism, Utopia

Sumário

Introdução, 12

1- Sujeito descentrado, 25
1.1 – “Tudo começou com um belo passe de Eric Cantona”, 26
1.2 – Evidências do deslocamento: mapeando o sujeito, 38
1.3 – Indústria Cultural e resíduos de experiência, 51
1.4 – O Rei e o Bispo, 61

2 – Futebol e Utopia, 69
2.1 Utopia e o reino das possibilidades, 70
2.2 Futebol, Manchester United e identificação de classe, 79
2.3 “Confie nos seus companheiros – Sempre!”, 90

3 – Utopia e práxis, 99
3.1 – O corpo como espaço de mudança, 100
3.2 – Tentativa de superação, 106
3.3 – Operação Cantona, 113

4. Considerações Finais, 123

5. Referências Bibliográficas, 131

6. Anexos
6.1 Anexo 1 -Lista de imagens, 137
6.2 Anexo 2 – Entrevista com Ken Loach, 146

Referência

FERNANDES, André Luis Reis. Futebol, Cultura e Utopia: Uma leitura de À procura de Eric, de Ken Loach. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
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