Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Tese

O futebol

cultura e convergência das mídias
Ano

2016

Faculdade/Universidade

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Comunicação e Semiótica

Páginas

172

Arquivos

Resumo

A presente pesquisa analisa como o futebol faz parte da cultura brasileira por meio do seu aspecto lúdico, com elementos que são incluídos em seu cotidiano e em sua linguagem, e como é apresentado nos meios de comunicação. A história do futebol nas mídias é observada com o objetivo de estabelecer a importância da conexão entre esse esporte e os meios de comunicação, além de mostrar as alterações, adaptações e assimilações pelas quais a linguagem passou para acompanhar as mudanças ocorridas com os avanços da tecnologia. Destacamos como a convergência midiática tem alterado a forma dos torcedores para acompanhar as partidas com os recursos da televisão digital, internet e os dispositivos móveis. Esse percurso sobre a cultura da convergência é analisado a partir dos conceitos apresentados por Jesus Martín-Barbero, Pierre Lévy, Henry Jenkins e Lucia Leão, auxiliados pelos estudos sociológicos do esporte realizados pelos autores Norbert Elias e Eric Dunning. A Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos são eventos que trazem sempre novas tecnologias e impactam diretamente nas transmissões esportivas dos anos seguintes, tanto para os profissionais, quanto para os torcedores. No caso desses eventos realizados no Brasil, em 2014 e 2016, respectivamente, além dos meios de comunicação tradicionais – como rádio, televisão e jornal -, a internet e os dispositivos móveis, como tablets e celulares, ampliaram as possibilidades dos torcedores no acompanhamento das partidas. A pesquisa mostra que os torcedores assimilam as novas tecnologias por meio dos dispositivos móveis, sem deixar de lado transmissões radiofônicas ou televisivas. Outro ponto a se destacar é que as novas tecnologias não apenas mudam a maneira do torcedor acompanhar as partidas e as transmissões, mas, aos poucos, também são assimiladas na estrutura do futebol, embora ainda sofram resistência nesse processo. Para este trabalho foram analisados jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol e o funcionamento das novas arenas, como a Allianz Parque e a Arena Corinthians. Torcedores de diversos times foram entrevistados a fim de se analisar como eles acompanham as partidas de futebol e de estabelecer a importância do esporte em seu cotidiano.

Abstract

This research analyses how football is part of Brazilian culture because of its playful aspect, with elements in its daily routine and language, and how it is presented in the media. The history of football in the media is observed with the aim of establishing the connection between this sport and means of communication, besides showing the modifications and adjustments the language has undergone to follow the changes that occurred with the advance in technology. Highlights include how media convergence has changed the way fans watch the matches on digital television, internet and mobile devices. The process of convergence is analysed from the concepts presented by Jesus Martín-Barbero, Pierre Lévy, Henry Jenkins and Lucia Leão, backed up by sport sociological studies of Norbert Elias e Eric Dunning. World Cup and Olympics are events that always bring new technologies that directly impact sports broadcasts for both professionals and fans.During these events held in Brazil, in 2014 and 2016, respectively, besides the traditional media – such as radio, television and newspapers – the internet and mobile devices, as tablets and cell phones, increased the possibilities for fans to watch the matches. Research shows that fans assimilate new technologies through mobile devices without forgetting radio and television broadcasting. Another point to emphasize is that new technologies not only change the way fans watch the matches but also are assimilated into football structure. This study analysed Brazilian Football Championship matches and the new stadiums’ operation, such as Allianz Parque and Arena Corinthians. Several teams’ supporters were interviewed in order to analyse how they watch the football matches and to determine the importance of sport in their lives

Sumário

INTRODUÇÃO, 9

1 AS ORIGENS DO FUTEBOL, 13

1.1 Copa do Mundo: história e a participação brasileira, 21

1.2 A história do futebol no Brasil, 27

1.3 O futebol brasileiro e a cultura, 37

2 PANORAMA HISTÓRICO DO FUTEBOL E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, 46

2.1 O papel do futebol nos meios de comunicação no Brasil, 47

2.1.1 Futebol no Brasil e a mídia impressa, 49

2.1.2 Futebol no Brasil e a mídia radiofônica, 53

2.1.3 Futebol no Brasil e o cinema, 59

2.1.4 Futebol no Brasil e a mídia televisiva, 63

2.2 O futebol brasileiro: cultura e linguagem, 66

2.3 A espetacularização do futebol brasileiro e mundial, 76

3 AS TRANSMISSÕES E A CONVERGÊNCIA DOS JOGOS DE FUTEBOL, 84

3.1 Futebol e Comunicação: Cotidiano e Transformaçao, 86

3.2 O cenário brodcasting das transmissões dos jogos de futebol: Rádio e Televisão, 95

3.3 O futebol brasileiro e o YouTube, 102

4 AS NOVAS MANEIRAS DE ACOMPANHAR OS JOGOS DE FUTEBOL: CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS, 109

4.1 Convergência: Futebol, televisão e redes sociais, 115

4.1.1 Aplicativo FIFA, 126

4.1.2 Aplicativo Placar Uol, 127

4.1.3 Aplicativo Sportv, 127

4.1.4 Aplicativo ESPN Sync, 128

4.1.5 Aplicativo Cartola FC, 128

4.1.6 Aplicativo dos Clubes de Futebol, 129

4.2 As transmissões nas novas arenas, 131

4.3 A inserção de novas tecnologias na partida de futebol, 143

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 155

REFERÊNCIAS, 159

Referência

ROHRER, Cleber Vanderlei. O futebol: cultura e convergência das mídias. 2016. 172 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.