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ISSN 2238-779X

Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo

Periódico / Revista

Psicologia e Saber Social

Número

n. 1

Ano

2014

Volume

v. 3

Páginas

p. 167-172

Arquivos

Resumo

O Centro Universitário FIEO – UNIFIEO, juntamente do GEPPE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Educacional – possibilitam reflexões e discussões sobre assuntos que envolvem os indivíduos e sua aprendizagem, considerando os amplos contextos que incidem. Tendo em vista a realidade de discussões que envolvem uma Copa do Mundo no país, a partir do aporte teórico das representações sociais, este estudo tem por objetivo compreender as representações sociais elaboradas e expressadas de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo, especialmente no Brasil, e seus desdobramentos. Foram participantes 17 profissionais da área da educação: professores; psicólogos; e assistente social, do sexo feminino, que atuam na Grande São Paulo. Utilizou-se um questionário com questões fechadas, objetivando conhecer o perfil dos profissionais, que posteriormente foram submetidos a uma análise percentual; e, com questões abertas, para obter as representações sociais dos participantes, e aos resultados produzidos, submeteu-se à análise de conteúdo. Perante os resultados apresentados, destaca-se os conflitos e os interesses políticos e sociais; a insatisfação sobre os investimentos e prioridades aplicados, vista a situação atual do país. Além da importância deste estudo em buscar discussões que alcancem objetivos maiores, como a equidade dos direitos sociais, a cultura entre outros.

Palavras-chave: representações sociais; profissionais; educação; Copa do Mundo; Brasil.

Abstract

The University Center FIEO – UNIFIEO along the GEPPE – Group of Studies and Research in Educational Psychology – enable reflections and discussions on issues involving individuals and their learning, considering the larger contexts that focus. Given the reality of discussions involving a World Cup in Brazil, from the theoretical framework of social representations, this study aims to understand the social representations of education professionals on the World Cup, especially in Brazil and its consequences. Participants were 17 professionals of education: teachers; psychologists; and social watch, female, working in São Paulo. We used a questionnaire with closed questions in order to study the profile of professionals, which subsequently underwent a percentage analysis; and with open questions for the social representations of the participants, and produced results, underwent content analysis. In view of the presented results, we highlight the conflicts and political and social interests; dissatisfaction on investments and priorities applied, given the current situation the country besides, the importance of this study to pursue discussions to achieve larger goals, such as equality of social rights, culture and others.

Keywords: social representations; professionals; education; World Cup; Brazil.

Referência

GONçALVES, Aline Paz Freitas; BARBIERI, Elaine Ferretti; FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Futebol e Brasil: representações sociais de profissionais da educação sobre a Copa do Mundo. Psicologia e Saber Social. Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 167-172, 2014.
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