Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Tese

Futebol é coisa de mulher!

um estudo etnográfico sobre o “lugar” feminino no futebol clubístico
Ano

2010

Faculdade/Universidade

Escola de Humanidades, Universidade do Vale do Rio do Sinos

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Ciências Sociais

Páginas

233

Arquivos

Resumo

Esta tese trata dos processos sociais de inserção das mulheres no universo do futebol clubístico no Brasil. A partir de uma etnografia sobre o Núcleo de Mulheres Gremistas e o Espaço da Mulher Colorada, grupos vinculados ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e ao Sport Club Internacional, respectivamente, tomados nesta pesquisa como casos exemplares do “lugar” simbólico da mulher no mundo do futebol, discuti a participação feminina neste esporte, em dimensões físicas, políticas e simbólicas. Vali-me, em termos metodológicos, de entrevistas e de depoimentos de integrantes dos referidos grupos, além de fotografias e observação participante nas reuniões, festividades e ações solidárias promovidas por estes. No que diz respeito às questões teóricas, dialoguei com os estudos de gênero, com o intuito de pensar as relações estabelecidas entre homens e mulheres no campo esportivo, sobretudo no futebol brasileiro. A revisão bibliográfica sobre a produção cultural futebolística incluiu, além de obras acadêmicas e literárias, filmes, documentários e músicas, e indica que o futebol ainda pode ser compreendido como um espaço masculino, embora a presença feminina neste campo seja crescente. A atuação das mulheres no universo político dos clubes é limitada, devido a uma cultura institucional que reserva aos homens os cargos diretivos, não por causa de regimentos escritos, mas pela tradição. Outra conclusão aponta também para o fato de que a inclusão – e a sobrevivência – dos grupos femininos no âmbito clubístico se dá comumente através da reiteração de estereótipos, o que revela algumas das ambigüidades envolvidas nos processos sociais de participação das mulheres neste contexto esportivo dominantemente masculino.

Palavras-chave: Futebol. Gênero. Etnografia.

Abstract

This thesis issues the processes of feminine participation in football clubs in Brazil. Since an ethnographic research about the “Núcleo de Mulheres Gremistas” and the “Espaço da Mulher Colorada”, feminine groups respectively related to the clubs “Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense” and “Sport Club Internacional”, taken as examples of “women’s place” in professional football clubs in Brazil, the feminine participation in physical, political and symbolic terms were discussed. Methodologically, the research relayed on interviews with members of both groups, as well as photographs and participant observation on meetings, parties and social actions promoted by them. In theoretical terms, the thesis discusses gender and sports, mainly the gendered social consumption of football in Brazil. An analysis of the cultural production related to football in Brazil were made, and included academic bibliography, as well as films, literature and music, showing that football world, as an universe of action is still a male-centered one, although feminine participation is growing. The social action of women in the clubs is limited, due to an institutional culture that reserve the most important positions to men, not because of any written regiment, but as a tradition. Another conclusion is that inclusion – and survival – of feminine groups in football clubs is usually through the adherence to stereotypes, showing some of the ambiguities involved on the processes of feminine participation in this male-centered environment.

Keywords: Football. Gender. Ethnography.

Sumário

PRÓLOGO, 13

1. INTRODUÇÃO, 16
1.1 Um plano geral, 17

2. FUTEBOL E GÊNERO: MULHERES NUM MUNDO MASCULINO, 24
2.1 O futebol e as Ciências Sociais, 25
2.2 A produção cultural sobre futebol, 44
2.3 Futebol e gênero, 63
2.4 As mulheres e o futebol, 70

3. METODOLOGIA, 90
3.1 A etnografia como instrumento de pesquisa, 91
3.2 O trabalho de campo, 96
3.2.1 As reuniões, 98
3.2.2 As festividades, 100
3.2.3 As parcerias,  101
3.2.4 As entrevistas, 102
3.2.5 As fotografias, 105
3.2.6 A internet, 109

4. DO ANONIMATO AO CONSELHO DELIBERATIVO: HISTÓRIAS DE LUTAS TRICOLORES E COLORADAS, 110
4.1 O “lugar “das mulheres nos clubes de futebol: os casos do Grêmio e do Internacional, 111
4.1.1 O Núcleo de Mulheres Gremistas, 123
4.1.2 O Espaço da Mulher Colorada, 128
4.2 Em busca de legitimidade: qual o “lugar” das mulheres num mundo de homens?, 132
4.2.1 Dimensão física, 133
4.2.2 Dimensão política, 168
4.2.3 Dimensão simbólica, 175
4.3 “Gre-nais” femininos: parcerias e rivalidades, 178
4.4 O futebol é o meu mundo: trajetórias de mulheres torcedoras, 191

5. CONCLUSÃO, 196

REFERÊNCIAS, 203

ANEXO A – PUBLICIDADE INTERNACIONAL 2010, 231
ANEXO B – COMUNICAÇÃO GRÊMIO 2010 (I), 232
ANEXO C – COMUNICAÇÃO GRÊMIO 2010 (II), 233

Referência

NORONHA, Marcelo Pizarro. Futebol é coisa de mulher!: um estudo etnográfico sobre o “lugar” feminino no futebol clubístico. 2010. 233 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Escola de Humanidades, Universidade do Vale do Rio do Sinos, São Leopoldo, 2010.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A