Biblioteca

Seja um dos 10 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2236-3424

Futebol e globalização: as formas locais das mercadorias globais

Periódico / Revista

Revista Faac

Número

n. 2

Ano

2012

Volume

v. 1

Páginas

p. 195-200

Arquivos

Resumo

O artigo analisa as relações entre futebol e globalização a partir de três hipóteses. A primeira consiste em afirmar que a tendência global do esporte é muito antiga, porém antes recebia o nome de internacional. A segunda defende que as tendências globalizadoras do esporte são principalmente midiáticas, da mesma forma que os demais fenômenos culturais dominados pela abrangência do capitalismo global. A terceira é que, a despeito das duas afirmações anteriores, as dinâmicas esportivas locais continuam tendo significados relevantes e obrigam, continuamente, a reescrever o relato global do futebol.

Palavras-chave: Futebol. Globalização. Tribalismo. Meios de Comunicação. Identidade.

Abstract

The article analyzes the relationship between football and globalization based on three claims. The first is to remember that the global tendency of this sport is very old, but before it was called just international. The second is that globalization tendencies of sports are first of all from media, what it is indistinguishable from other cultural phenomena, dominated by the tension of global capitalism. The third is, despite the previous two statements, local sportive tendencies are still very powerful, and continually forced to rewrite the global story of football.

Keywords: Football. Globalization. Tribalism. Massmedia. Identity.

Referência

ALABARCES, Pablo. Futebol e globalização: as formas locais das mercadorias globais. Revista Faac. Bauru, v. 1, n. 2, p. 195-200, 2012.
Cadastre-se para receber novidades