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ISSN 1982-4807

Futebol e imprensa: paixão e negócio

Número

n. 6

Ano

2009

Páginas

p. 252-266

Arquivos

Resumo

O futebol, ao longo dos anos, trouxe consigo elementos que possibilitaram a construção de narrativas que priorizaram difundir um discurso homogeneizador. A partir, principalmente, de Mário Rodrigues Filho e de Tomás Mazzoni, discursos voltados para elaboração de uma ideia de identidade unitária vêm sendo reproduzidos constantemente não apenas por cronistas, mas, também por diversas áreas da própria academia – que nos últimos anos cada vez mais se debruça sobre o tema. O objetivo deste artigo é identificar e problematizar algumas dessas construções, voltando-nos para questões que procuram perceber a que grupos e interesses tal modelo de discurso atendia e, por que não dizer, ainda por ventura atende.

Palavras-chave: futebol; esporte das multidões; critica esportiva.

Abstract

During the years soccer has brought rudiments that made possible the construction of narratives which prioritized the dissemination of a homogenous speech. Mainly from the discourses written by Mário Rodrigues Filho and by Tomas Mazzoni which pointed to the building of a single identity which not only have been constantly reproduced by columnists but also by several groups from the academy itself – which during the last years have been dealing with the subject. Therefore the main objective of this article is to identify and to problematize some of these constructions giving importance to questions which want to know what kind of groups and interests this model discourse considered and why not say they still do.

Keywords: football (soccer); sports of crowds; sport review

Referência

BANCHETTI, Luciano Deppa. Futebol e imprensa: paixão e negócio. Ponto-e-Vírgula: Revista de Ciências Sociais. São Paulo, n. 6, p. 252-266, 2009.
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