Futebol e propagandas de cerveja: paixão e consumo

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ISSN 1981-3171

Futebol e propagandas de cerveja: paixão e consumo

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Resumo

O objetivo do estudo foi analisar os recursos de convencimento empregados nas propagandas de cervejas e sua relação com a prática e ou assistência aos espetáculos futebolísticos. Trata-se de estudo descritivo e qualitativo baseado na coleta e análise de comerciais de cerveja divulgados pela mídia televisiva com menção à prática e ou assistência ao futebol. Foram analisados três comerciais de cerveja veiculados na mídia em período que antecede importantes eventos de futebol sediados no Brasil. A análise das imagens das propagandas foi feita com base na teoria da análise do discurso e semiótica de Barthes (1990), pautando-se em dois signos, linguístico e figurativo. O torcedor dos times e da seleção brasileira de futebol torna-se principal alvo das campanhas publicitárias, que ganham intensidade com a aproximação dos megaeventos, fortalecendo assim a contraditória relação entre futebol e cerveja.

PALAVRAS CHAVE: Futebol. Mídias Sociais. Cerveja.

Abstract

The aim of the study was to analyze the features of persuasion used in beer advertisements and its relationship with the practice and watching soccer spectacles, focusing on analysis of verbaland iconic messages, and emotive persuasion.It is descriptive and qualitative study based on the collection and analysis of beer commercials released by the television media regarding the practice and/or watching football events . Three commercials ofbeerfrom the media in run-important soccer events held in Brazil were analyzed: the Confederation Cup and World Cup of Soccer. Image analysis of the advertisements was based on the Barthes´ discourse analysis theory(1990), and based on two signs, linguistic figurative through a process of connotation and denotation. The teamsupporters and the Brazil’s national football team becomes the main target of advertising campaigns which gain intensity with the approach of the mega events, thereby reinforcing the contradictory relationship between
football and beer.

KEYWORDS: Soccer. Social Media. Beer

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