Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISBN 9786587949383

Futebol & mundos do trabalho no Brasil

Ano

2021

Páginas

290

Editora

Eduerj

Sinopse

Reúne artigos assinados por historiadores, sociólogos e antropólogos, que projetam uma reflexão sobre a trajetória e o papel assumidos pelo futebol praticado no Brasil. Os capítulos contemplam recortes temporais que remetem a fases distintas do desenvolvimento da sociedade brasileira, destacando a dinâmica histórica, política e pública do futebol no Brasil, tanto nos níveis sociais como cotidianos.

A publicação apresenta nove artigos que abrangem o período que vai do final do século XIX, marcado pela introdução dos esportes modernos por britânicos, até o século XXI, quando o Brasil se torna sede de megaeventos esportivos em um contexto marcado por preços elevados dos ingressos e pela elitização do público dos estádios.

Entre os temas, estão a presença do futebol nos espaços laborais e no contexto da classe trabalhadora; a prática do jogo em determinados segmentos da classe operária e a ascensão social entre futebolistas das primeiras gerações profissionais; a luta das mulheres pela participação na modalidade futebolística; o futebol praticado por clubes amadores nas décadas de 1940 e 1950; a relação entre ditadura, redemocratização e futebol brasileiro nos anos 1970 e 1980; e uma análise da modernização dos estádios brasileiros sob a ótica das torcidas organizadas da cidade de São Paulo.

Referência

HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de; FONTES, Paulo. Futebol & mundos do trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Eduerj, 2021.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A