Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISBN 9786558310693

Futebol na sala de aula

Jogadas, dribles, passes, esquemas táticos e atuações para o ensino de Ciências Sociais e de História
Ano

2022

Páginas

277

Editora

Eduff

Arquivos

Sinopse

Organizado por Lívia Gonçalves Magalhães e Rosana da Câmara Teixeira, este livro soma esforços para o ensino de História e Ciências Sociais na graduação universitária e no ensino médio.

Os temas tratados são motivadores para o ensino de uma ampla gama de fenômenos e processos sociais com os quais o futebol está relacionado: política internacional e diplomacia, literatura, legados das copas e repercussões sobre a cidadania, profissionalização, história oral, práticas e aprendizagens das torcidas organizadas, gênero (torcedores: machismo, homofobia e homossexualidades transgressoras), o ensino durante as ditaduras no Brasil e na Argentina, modernização do Rio de Janeiro durante períodos da República, povos indígenas e relações raciais no Brasil.

Luiz Antônio Simas destaca um dos vários méritos da obra: “O objetivo aqui não é apresentar à escola, de forma pronta e acabada, reflexões engessadas como bulas de remédio para resolver pragmaticamente problemas da educação. O que temos são reflexões instigantes e abertas ao diálogo fecundo entre a produção acadêmica e a sala de aula. Se tiver que comparar o livro com um lance do futebol, recorro ao segundo gol do Brasil contra a Tchecoslováquia na Copa de 1970. Gérson fez um lançamento primoroso para Pelé, que matou a bola no peito, trocou de pé e bateu de forma inapelável para o goleiro. Cada texto desse livro é um lançamento que, se não resolve a jogada de forma pronta, municia brilhantemente o craque que conhece as artimanhas do gol”.

Sumário

Nota das organizadoras, 9

Prefácio, 11

Apresentação: o futebol no campo do ensino, 15

PRELIMINAR
Cidadania e legado em debate, 23
Gilmar Mascarenhas

Perseguindo um sonho: a profissionalização de jogadores e jogadoras no futebol, 31
Simoni Lahud Guedes

PRIMEIRO TEMPO
Futebol e Relações Internacionais: o “rude esporte bretão” em tempos de paz e de guerra, 35
Adriano de Freixo

Futebol e literatura no Brasil: um caso crônico, 55
Bernardo Buarque de Hollanda e Marcelino Rodrigues da Silva

Futebol e ensino: ditaduras e autoritarismo no Brasil e na Argentina (1970-1978), 75
Lívia Gonçalves Magalhães

O futebol no Rio de Janeiro e os projetos de modernização no Brasil Republicano (1902-1945), 95
Renato Soares Coutinho

História oral e futebol, 115
Sérgio Settani Giglio e Marcel Diego Tonini

SEGUNDO TEMPO
No campo das torcidas organizadas de futebol: interações sociais e aprendizagens, 137
Felipe Tavares Paes Lopes e Rosana da Câmara Teixeira

Violência verbal e a performatividade de gênero no currículo de masculinidade dos torcedores de estádio de futebol em questão, 157
Gustavo Andrada Bandeira e Fernando Seffner

Futebol e gênero: o som do machismo e da homofobia que vem das arquibancadas, 177
Leda Maria da Costa

Ditadura civil-militar e homossexualidades transgressoras: o caso da torcida Coligay, 197
Luiza Aguiar dos Anjos

Do Kanjire ao futebol: dinâmica dos “jogos de guerra” no tempo entre os Kaingang, 219
José Ronaldo Mendonça Fassheber

O futebol como espelho da sociedade brasileira: o que as quatro linhas podem nos ensinar sobre relações raciais no Brasil, 237
Rolf Malungo de Souza

O futebol nas aulas de educação física para além da bola rolando, 251
Silvio Ricardo da Silva, Luiz Gustavo Nicácio e Priscila Augusta Ferreira Campos

Sobre as organizadoras/autoras, 271
Homenageados, 272
Autores convidados e autoras convidadas, 273

Referência

MAGALHãES, Lívia Gonçalves; TEIXEIRA, Rosana da Câmara. (Orgs.).Futebol na sala de aula: Jogadas, dribles, passes, esquemas táticos e atuações para o ensino de Ciências Sociais e de História. Niterói: Eduff, 2022.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A