Biblioteca

Seja um dos 12 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISBN 9786558310693

Futebol na sala de aula

Jogadas, dribles, passes, esquemas táticos e atuações para o ensino de Ciências Sociais e de História
Ano

2022

Páginas

277

Editora

Eduff

Sinopse

Organizado por Lívia Gonçalves Magalhães e Rosana da Câmara Teixeira, este livro soma esforços para o ensino de História e Ciências Sociais na graduação universitária e no ensino médio.

Os temas tratados são motivadores para o ensino de uma ampla gama de fenômenos e processos sociais com os quais o futebol está relacionado: política internacional e diplomacia, literatura, legados das copas e repercussões sobre a cidadania, profissionalização, história oral, práticas e aprendizagens das torcidas organizadas, gênero (torcedores: machismo, homofobia e homossexualidades transgressoras), o ensino durante as ditaduras no Brasil e na Argentina, modernização do Rio de Janeiro durante períodos da República, povos indígenas e relações raciais no Brasil.

Luiz Antônio Simas destaca um dos vários méritos da obra: “O objetivo aqui não é apresentar à escola, de forma pronta e acabada, reflexões engessadas como bulas de remédio para resolver pragmaticamente problemas da educação. O que temos são reflexões instigantes e abertas ao diálogo fecundo entre a produção acadêmica e a sala de aula. Se tiver que comparar o livro com um lance do futebol, recorro ao segundo gol do Brasil contra a Tchecoslováquia na Copa de 1970. Gérson fez um lançamento primoroso para Pelé, que matou a bola no peito, trocou de pé e bateu de forma inapelável para o goleiro. Cada texto desse livro é um lançamento que, se não resolve a jogada de forma pronta, municia brilhantemente o craque que conhece as artimanhas do gol”.

Referência

MAGALHãES, Lívia Gonçalves; TEIXEIRA, Rosana da Câmara. (Orgs.).Futebol na sala de aula: Jogadas, dribles, passes, esquemas táticos e atuações para o ensino de Ciências Sociais e de História. Niterói: Eduff, 2022.
Cadastre-se para receber novidades