Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2526-4494
Dossiê Políticas, diversidades e intolerâncias

“Futebol, paixão e política”: construindo uma exposição temática em uma escola periférica de Ribeirão Preto/SP

Periódico / Revista

FuLiA / UFMG

Número

n. 2

Ano

2019

Volume

v. 4

Tema

Dossiê Políticas, diversidades e intolerâncias

Páginas

p. 61-74

Arquivos

Resumo

O trabalho versará sobre o projeto “Futebol: paixão e política”, realizado em um centro educacional ribeirão-pretano, levando em conta sua idealização, desenvolvimento e conclusão. Os docentes das áreas de Humanidades construíram, juntamente com os educandos, o projeto em questão, que trabalha diversas questões históricas, sociológicas e filosóficas através do desporto. Desta forma, refutamos a ideia de que o futebol é um mero entretenimento, entendendo-o como uma prática que nos ajuda a compreender diversas dinâmicas socioeconômicas e políticas sendo, portanto, um fecundo campo a ser trabalhado no espaço escolar, promovendo discussões em torno, por exemplo, da luta de classes, do preconceito racial e de gênero e do consumismo. O projeto procurou mobilizar ações e sensibilidades através da realização de debates, exibição de filmes/documentários e, principalmente, da montagem de um Museu Político do Futebol no colégio, com a exposição de produções dos estudantes. Este artigo representa um esforço em sintetizar os resultados alcançados pelo projeto e, também, em sistematizar as questões aqui desenvolvidas com o debate sociológico sobre a realidade do futebol contemporâneo.

PALAVRAS-CHAVE: Futebol; Política; Educação.

Abstract

This paper will focus on the “Football: passion and politics” project, carried out in an educational center in Ribeirão Preto, state of São Paulo, Brazil, taking into account its idealization, development and conclusion. The professors of Humanities have built, alongside with the students, the project in question, which deals, through sport, with various historical, sociological, and philosophical issues. Thus, we refute the idea that football is mere entertainment, understanding it as a practice that helps us understand diverse socioeconomic and political dynamics, and is therefore a fruitful field to be used at the school space, promoting discussions around, for example, class struggle, racial and gender prejudice, consumerism. The project sought to mobilize actions and sensitivities by conducting debates, showing films/documentaries and, above all, setting up a Political Museum of Football in the school, with the exhibition of several student productions. This article represents an effort to synthesize the results achieved by the project, and also to systematize the issues brought by with the sociological debate about the reality of contemporary football.

KEYWORDS: Football; Politics; Education.

Referência

NELI, Marcos Acácio; GIORGI, Victor de Vargas. “Futebol, paixão e política”: construindo uma exposição temática em uma escola periférica de Ribeirão Preto/SP. FuLiA / UFMG. Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 61-74, 2019.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A