Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Futebol para a vida

O gol de placa é esse
Ano

2019

Faculdade/Universidade

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica

Páginas

145

Arquivos

Resumo

Esta investigação surgiu após ingressar no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), o qual me proporcionou análises e reflexões acerca das contribuições que a Educação Física (EF) poderia vir a ter dentro da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), como fator de contribuição para a Formação Humana Integral (FHI) dos alunos. O objetivo da pesquisa foi desenvolver atividades práticas, através do futebol, visando à FHI dos alunos envolvidos. O local de pesquisa foi o Instituto Federal do Pará/Campus Abaetetuba e os sujeitos foram 20 alunos dos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio (EM). Através de uma abordagem qualitativa, utilizamos como coleta de dados a entrevista, observação direta, diários de campo e o grupo focal, a fim de melhor compreendermos o objeto investigado. Como forma de análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo que nos forneceu as categorias essenciais para a nossa análise, onde identificamos três: O sentido distorcido e a desvalorização da EF; A EF como disciplina fundamental na EPT e A EF e a contribuição para a FHI. Para cada categoria encontrada, escrevemos um texto dissertativo explicativo. Na categoria, O sentido distorcido e a desvalorização da EF, percebemos que esse sentido é algo presente e marcante até hoje, onde estruturas físicas inadequadas e deterioradas, o “rola bola” tomando a frente das aulas, a prevalência do esporte de forma exclusiva, a falta de contextualização com temas sociais, ausência de processo de ensino aprendizagem e planejamento didático pedagógico, permitem que a disciplina seja desvalorizada e desassociada do contexto que busca a FHI de alunos do EMI. Já na categoria A EF, como disciplina fundamental na EPT, percebemos que os alunos não associam o EMI à ideia de integralidade de conhecimentos, politecnia, trabalho como um princípio educativo que objetiva a FHI. Porém, apesar de todos esses fatores, grande parte entende que a disciplina tem sua importância dentro da EPT como disciplina difusora de conhecimentos que busca contribuir para além da formação técnica e de ensinamentos de regras e gestos, o que se torna fundamental no EM. Por fim, na categoria A EF e a contribuição para a FHI, percebemos que a concepção de FHI ainda é muito vaga e sua relação com a EF para os alunos ainda é um processo lento, porém que precisa ser criado e compartilhado, já que a ideia de formar o aluno não apenas para o mercado de trabalho, mas para o mundo do trabalho precisa ser explorada, desenvolvida, criada, vivida por todos os atores que fazer parte da EPT. Portanto, é necessário e emergente que a EF e o esporte sejam ressignificados para que possamos dar sentido à disciplina e significado aos alunos dentro do contexto da EPT contribuindo para a FHI. Assim, o desdobramento deste estudo foi a criação de um jogo de tabuleiro, o qual contempla temas como racismo, machismo e homofobia no futebol, dando, não só novos sentidos à prática esportiva, como também, proporcionando novas possibilidades de ensino aprendizagem, ampliando assim a outras disciplinas nos mais diversos temas.

Palavras-Chave: Educação Física. Esporte. Jogo. Educação Profissional e Tecnológica. Formação Humana Integral.

Abstract

This research emerged after joining the Post-Graduate Program in Vocational and Technological Education (PROFEPT), which provided me with analyzes and reflections about the contributions that Physical Education (PE) could have within Vocational and Technological Education (EFA) , as a contribution factor for the Integral Human Formation (FHI) of the students. The objective of the research was to develop practical activities, through soccer, aimed at the FHI of the students involved. The research site was the Federal Institute of Pará / Abaetetuba Campus and the subjects were 20 students from the Integrated Technical High School (EM) courses. Through a qualitative approach, we use as data collection the interview, direct observation, field diaries and the focus group, in order to better understand the object investigated. As a way of analyzing the data, we used the content analysis that provided the categories essential for our analysis, where we identified three: Distorted sense and devaluation of EF; EF as a key discipline in EPT and EF and contribution to FHI. For each category found, we write explanatory text. In the category, the distorted sense and the devaluation of EF, we perceive that this sense is something present and striking even today, where inadequate and deteriorated physical structures, the “ball rolling” taking the front of classes, the prevalence of the sport exclusively, the lack of contextualization with social themes, absence of teaching learning process and educational didactic planning, allow the discipline to be devalued and disassociated from the context that the FHI of EMI students seeks. In the category of EF, as a fundamental discipline in EPT, we realize that students do not associate the EMI with the idea of integrality of knowledge, politecnia, work as an educational principle that aims at FHI. However, in spite of all these factors, a large part understands that the discipline has its importance within the EFA as a discipline that diffuses knowledge that seeks to contribute beyond technical training and teachings of rules and gestures, which becomes fundamental in MS. Finally, in the EF category and the contribution to FHI, we realize that the FHI conception is still very vague and its relationship with EF for students is still a slow process, but it must be created and shared, since the idea to train the student not only for the job market, but for the world of work needs to be explored, developed, created, lived by all the actors that are part of the EFA. It is therefore necessary and emergent that EF and sport be re-signified so that we can make sense of the discipline and meaning to students within the context of EFA contributing to FHI. Thus, the development of this study was the creation of a board game, which contemplates themes such as racism, machismo and homophobia in soccer, giving not only new senses to sports practice, but also, providing new possibilities for teaching learning, thus expanding to other disciplines in the most diverse subjects.

Keywords: Physical Education. Sport. Game. Professional and Technological Education. Integral Human Formation.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 15
1.1 OBJETIVO GERAL, 21
1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS, 21
1.3 QUESTÕES NORTEADORAS, 21

2 A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL, 22
2.1 TENDÊNCIA HIGIENISTA, 24
2.2 TENDÊNCIA MILITARISTA, 25
2.3 TENDÊNCIA PEDAGOGICISTA, 27
2.4 TENDÊNCIA ESPORTIVISTA, 28
2.5 ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, 31
2.5.1 Desenvolvimentista, 32
2.5.2 Educação de Corpo Inteiro, 33
2.5.3 Cultura Corporal, 34
2.5.4 Crítico Superadora, 35
2.5.5 Crítico Emancipatória, 37

3 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL, 39
3.1 ENSINO MÉDIO INTEGRADO, 49
3.2 TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, 52
3.3 POLITECNIA, 54
3.4 FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL, 55
3.5 O ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 58
3.5.1 O Fenômeno Esportivo, 60
3.5.2 O Futebol no Contexto na Educação Física Escolar, 63

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, 69
4.1 LOCAL DO ESTUDO, 69
4.2 SUJEITOS DA PESQUISA, 70
4.3 TIPO DE PESQUISA, 71
4.4 INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS, 73
4.4.1 1° Momento: Levantamento Bibliográfico, 73
4.4.2 2˚ Momento: A entrevista, 74
4.4.3 3˚ Momento: O futebol para a vida. A observação direta e a Pesquisa Ação, 75
4.4.4 4° Momento: O Grupo Focal, 78
4.5 INSTRUMENTO DE ANÁLISE DOS DADOS, 80

5 RESULTADOS E DISCUSSÕES, 84
5.1 CATEGORIA 1: O SENTIDO DISTORCIDO E A DESVALORIZAÇÃO DA EF ESCOLAR, 89
5.2 CATEGORIA 2: A EF COMO DISCIPLINA FUNDAMENTAL NA EPT, 95
5.3 CATEGORIA 3: A EF E A CONTRIBUIÇÃO PARA A FHI, 97

6 JOGO DE TABULEIRO GOL DE PLACA, 103
6.1 APRESENTAÇÃO, 103
6.2 A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM, 104
6.3 A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL PELA EDUCAÇÃO FÍSICA, 106
6.4 O FUTEBOL PARA A VIDA: OS TEMAS ABORDADOS, 109
6.4.1 Racismo no Futebol, 111
6.4.2 Machismo no Futebol, 115
6.4.3 Homofobia no futebol, 119
6.5 FUTEBOL PARA VIDA: O GOL DE PLACA É ESSE, 123

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 131

REFERÊNCIAS, 133
APÊNDICE A – Produto Educacional, 141
APÊNDICE B – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, 142
APÊNDICE C – Roteiro das Entrevistas, 144
APÊNDICE D – Roteiro do Grupo Focal, 145

Referência

MARINHO, Josiane Moraes. Futebol para a vida: O gol de placa é esse. 2019. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2019.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A