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Tese

Futebol praticado por mulheres no Brasil

Experiências de ensino a distância e presencial baseadas na teoria da aprendizagem histórica de Jörn Rüsen
Ano

2019

Faculdade/Universidade

Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias

Páginas

368

Arquivos

Resumo

O ensino do conhecimento das “Histórias das modalidades esportivas” tem ocupado os currículos brasileiros da Educação Física estaduais e nacional desde a década de 1990 do século XX. Entretanto, a generalidade das indicações curriculares e a falta de referências teórico-metodológicas contribuem para que existam poucas referências bibliográficas e experiências no contexto escolar. Diante do exposto, este trabalho, organizado sob a forma de artigos, analisou propostas para o ensino das “Histórias do futebol praticado pelas mulheres no Brasil”, na modalidade à distância e presencial. As propostas se referenciaram na teoria da aprendizagem histórica do alemão Jörn Rüsen, dialogando como conceitos como Consciência Histórica e as competências que a compõe: experiência, interpretação da experiência no tempo, orientação para a vida prática. O ensino a distância foi um Curso Online Aberto Massivo (MOOC) ofertado gratuitamente pelo IFSULDEMINAS, através da plataforma TIM Tec, para professores, professoras e estudantes de nível superior. Foram produzidos dados para análise por meio de questionários abertos e pela confecção, pelos cursistas concluintes, de Narrativas Históricas sobre uma questão problema hipotética na qual os redatores orientaram a jovem Cristina sobre sua vontade de ser jogadora de futebol. As respostas exploraram os conteúdos históricos trabalhados no MOOC. O curso presencial foi ofertado somente para estudantes de Educação Física do IFSULDEMINAS. Foram produzidos diários de campo e respostas por meio de questionário de avaliação e produção de planos de aulas. Ambos os cursos buscaram construir alternativas para a materialização da abordagem dos conteúdos históricos do Esporte no contexto da Educação Básica e do Ensino Superior, alicerçados pelo arcabouço teórico elaborado por Jörn Rüsen. Ao final, conclui-se que: as experiências do ensino das “Histórias do futebol praticado pelas mulheres no Brasil” mostraram-se bem-sucedidas, necessitando de alguns ajustes para ofertas futuras; estudantes e docentes manifestaram uma Consciência Histórica Genética, em sua maioria, indicando, como competência de orientação, a necessidade de construir alternativas para o futuro caso a experiência na modalidade não seja positiva, além da necessidade de engajamento para que haja um futuro melhor para o futebol praticado pelas mulheres no Brasil; a produção de planos de aula sobre o tema listou possibilidades de abordá-lo de forma geral ou específica. Buscou-se contribuir com a atuação docente na escola brasileira, elaborando caminhos possíveis para a concretização das prescrições previstas nos currículos estaduais e federal. Além disso, difundir uma História do futebol praticado pelas mulheres no Brasil, como forma de esclarecer sobre as restrições sofridas ao longo de quase um século de existência.

Palavras-chave: Futebol praticado por mulheres. Formação continuada. Educação Física escolar. História do futebol feminino. Consciência Histórica.

Abstract

The teaching of the knowledge of the “Stories of sports modalities” has occupied the Brazilian state and national Physical Education curricula since the 1990s of the twentieth century. However, the generality of curricular indications and the lack of theoretical and methodological references contribute to the lack of bibliographical references and experiences in the school context. Given the above, this work, organized in the form of articles, analyzed proposals for the teaching of the “Football Stories practiced by women in Brazil”, in the distance and presential modality. The proposals were referenced in the theory of historical learning of the German Jörn Rüsen, dialoguing as concepts as Historical Consciousness and the competences that compose it: experience, interpretation of the experience in the time, orientation for the practical life. Distance learning was a Massive Open Online Course (MOOC) offered for free by IFSULDEMINAS, through the TIM Tec platform, for teachers, students and higher level students. Data were produced for analysis through open questionnaires and by the graduating students of Historical Narratives on a hypothetical problem in which the writers guided young Cristina about her desire to be a soccer player. The responses explored the historical contents worked on at MOOC. The classroom course was offered only to students of Physical Education at IFSULDEMINAS. Field diaries and answers were produced through an evaluation questionnaire and lesson plan production. Both courses sought to build alternatives for the materialization of the approach of the historical contents of Sport in the context of Basic Education and Higher Education, based on the theoretical framework elaborated by Jörn Rüsen. In the end, it is concluded that: the experiences of teaching the “Women’s Football Stories in Brazil” proved to be successful, requiring some adjustments for future offers; Most students and teachers expressed a Genetic Historical Consciousness, indicating, as a guiding competency, the need to build alternatives for the future if the experience in the modality is not positive, as well as the need for engagement in order to have a better future for the future. soccer practiced by women in Brazil; The production of lesson plans on the topic listed possibilities for addressing it in a general or specific way. We sought to contribute to the teaching performance in the Brazilian school, elaborating possible ways for the fulfillment of the prescriptions provided in the state and federal curricula. In addition, disseminate a history of women’s soccer in Brazil, as a way of clarifying the restrictions suffered over almost a century of existence.

Keywords: Football played by women. Continuing education School physical education. Women’s soccer history. Historical consciousness.

Sumário

APRESENTAÇÃO, 22
ESTRUTURA DA TESE, 26

1. INTRODUÇÃO GERAL DA TESE, 28
1.1. Objetivo geral e objetivos específicos, 39
1.2. Referências, 40

2. ARTIGO I – O ENSINO DAS “HISTÓRIAS DAS MODALIDADES ESPORTIVAS” NOS CURRÍCULOS ESTADUAIS, 43
2.1 Introdução, 44
2.2 Método, 48
2.3 Resultados e discussões, 50
2.3.1 A prescrição do ensino das “Histórias das modalidades esportivas”, 51
2.3.2 Orientações para o ensino das “Histórias das modalidades esportivas”, 53
2.3.3 Os temas de ensino, 62
2.3.4 A distribuição dos temas por ano de escolarização, 65
2.3.5 Gênero e ensino das “Histórias das modalidades esportivas”, 66
2.4 Considerações finais, 70
2.5 Referências, 72

3. ARTIGO II – AVANÇOS E PERCALÇOS NA TRAJETÓRIA DO FUTEBOL PRATICADO POR MULHERES NO BRASIL (1921-2017), 77
3.1 Introdução, 78
3.2 Método, 82
3.3 Resultados e discussões, 83
3.3.1 Rola a bola: primeiros jogos e interdições do futebol praticado por mulheres no Brasil (1921-1941), 83
3.3.2 O jogo continua mesmo impedido: experiências de resistência à proibição (1941-1965), 88
3.3.3 Praticando em campo esburacado: histórias de resistência em novo cenário de proibição (1965-1979), 93
3.3.4 Jogando contra a arbitragem: a luta pela real institucionalização (1979-1983), 97
3.3.5 Finalmente a bola rola: avanços e percalços na 1ª fase de institucionalização (1983-1991), 101
3.3.6 Seleção em destaque, campeonatos capengas: as incertezas quanto à organização (1991-2000), 105
3.3.7 Resultados da seleção mudam a abordagem das mídias (2001-2008), 110
3.3.8 Governo Federal e CBF investem, mas consolidação da modalidade ainda parece distante (2009-2017), 113
3.4 Considerações finais, 118
3.5 Referências, 121

4. ARTIGO III – ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO ONLINE ABERTO MASSIVO “HISTÓRIAS DO FUTEBOL PRATICADO POR MULHERES NO BRASIL”, 127
4.1 Introdução, 128
4.2 Método, 134
4.3 Resultados e discussões, 135
4.3.1 O papel do professor- autor/tutor, 142
4.3.2 Sobre as aulas, 142
4.4 Considerações finais, 166
4.5 Referências, 169

5. ARTIGO IV – CURSO ONLINE ABERTO MASSIVO “HISTÓRIAS DO FUTEBOL PRATICADO POR MULHERES NO BRASIL”: O OLHAR AVALIATIVO DE PROFESSORES E ESTUDANTES CONCLUINTES, 171
5.1 Introdução, 172
5.2 Método, 175
5.3 Resultados e discussões, 178
5.3.1 Experiência anterior em cursos EaD, 178
5.3.2 Categoria 1 – Avaliação do curso, 181
5.3.3 Categoria 2 – Contribuições para a formação, 191
5.3.4 Categoria 3 – Utilização do conhecimento, 194
5.4 Considerações finais, 197
5.5 Referências, 199

6. ARTIGO V – CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE POR MEIO DO CURSO “HISTÓRIAS DO FUTEBOL PRATICADO POR MULHERES NO BRASIL”, 201
6.1 Introdução, 202
6.2 Método, 207
6.3 Resultados e discussões, 213
6.3.1 Produção de Narrativas Históricas, 213
6.3.2 Competências da interpretação da experiência no tempo e da orientação para a vida prática, 216
6.3.3 Competências de orientação, 221
6.4 Considerações finais, 226
6.5 Referências, 228

7. ARTIGO VI – CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE POR MEIO DO CURSO “HISTÓRIAS DO FUTEBOL PRATICADO POR MULHERES NO BRASIL”, 231
7.1 Introdução, 232
7.2 Método, 237
7.3 Resultados e discussões, 242
7.3.1 Produção de Narrativas Históricas, 242
7.3.2 As competências de interpretação da experiência no tempo e orientação para a vida prática, 247
7.4 Considerações finais, 254
7.5 Referências, 256

8. ARTIGO VII – O ENSINO DAS “HISTÓRIAS DO FUTEBOL PRATICADO POR MULHERES NO BRASIL”: PROPOSTA COM UNIVERSITÁRIOS/AS BASEADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA DE JÖRN RÜSEN, 259
8.1 Introdução, 260
8.2 Método, 265
8.3 Resultados e discussões, 267
8.3.1 As aulas realizadas: desenvolvimento e debates, 267
8.3.2 A avaliação do curso, 290
8.4 Considerações finais, 295
8.5 Referências, 297

9. ARTIGO VIII – ANÁLISE DOS PLANOS DE AULA DOS CONCLUINTES DO CURSO DE EXTENSÃO “HISTÓRIAS DO FUTEBOL PRATICADO PELAS MULHERES NO BRASIL”, 302
9.1 Introdução, 303
9.2 Método, 306
9.3 Resultados e discussões, 309
9.3.1 Temas, objetivos e seu desenvolvimento, 309
9.4 Considerações finais, 323
9.5 Referências, 324

10. Considerações finais da tese, 327

11. Referências, 335 

12. Anexos, 355

Referência

PEREIRA, Mateus Camargo. Futebol praticado por mulheres no Brasil: Experiências de ensino a distância e presencial baseadas na teoria da aprendizagem histórica de Jörn Rüsen. 2019. 368 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019.
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