Biblioteca

Seja um dos 13 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 0101-3289

Futebol, sexo e rock and roll: o futebol moderno na revista Placar

Número

n. 2

Ano

2013

Volume

v. 35

Área de concentração

Ciências do Esporte

Cidade

Florianópolis

Páginas

p. 281-296

Arquivos

Resumo

A partir dos Estudos Culturais, em sua vertente pos-estruturalista, buscamos analisar a construção de uma representação de futebol moderno na Revista Placar, em sua fase “Futebol, Sexo & Rock and Roll”, publicada entre abril de 1995 e fevereiro de 1999. O exame desse material nos permite afirmar que a representação de futebol moderno produzida pela revista naquele momento gira em torno de três eixos principais: a gestão moderna, onde o futebol e administrado como um negocio que objetiva, direta ou indiretamente, o lucro; o torcedor moderno, entendido como um consumidor; o jogador moderno: pensado e produzido cientificamente, e preocupado em vender bem sua imagem. 

Resumen

A partir de los Estudios Culturales, en su vertiente pos-estructuralista, buscamos analizar la construccion de una representacion de futbol moderno en la revista Placar, en su fase “Futbol, Sexo & Rock and Roll” publicada entre abril de 1995 e febrero de 1999. El examen de este material nos permite afirmar que la representacion del futbol moderno producida por la revista en aquel momento gira en torno a tres ejes principales: la gestion moderna, donde el futbol es administrado como un negocio que conduce, directa o indirectamente, al lucro; el hincha moderno, entendido como un consumidor; el jugador moderno, pensado y producido cientificamente, y preocupado por vender bien su imagen. 

Abstract

Starting from the Cultural Studies, in their post-structuralist side, we aim to analyse the construction of a representation of football, produced and reproduced by Placar magazine, in its “Football, Sex & Rock and Roll” age, published between April of 1995 and February of 1999. The study of this material allows us to assert that the representation of modern football produced by the magazine at that time revolves around three main points: modern management where football is managed as a business that, directly or indirectly, leads to profit; the modern supporter: taken as a consumer; the modern player, scientifically thought and produced and concerned about selling his own image appropriately. 

Referência

SALDANHA, Renato Machado; GOELLNER, Silvana Vilodre. Futebol, sexo e rock and roll: o futebol moderno na revista Placar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis, v. 35, n. 2, p. 281-296, 2013.
Cadastre-se para receber novidades