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ISSN 1980-6183

Futsal para pessoas com deficiência intelectual: desafios e possibilidades

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Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os desafios e possibilidades que emergiram na implementação de um programa de futsal para adultos com deficiência intelectual (DI). Pautado em uma representação de jogo (árvore de decisão) e nas perspectivas táticas de ensino, o programa foi permeado de obstáculos e desafios acerca das estratégias utilizadas para favorecer a compreensão de conceitos, heurísticas e ações de jogo (presentes na árvore de decisão e trabalhados a partir de jogos reduzidos e do jogo formal), exigindo adequações metodológicas no decorrer do programa, que vieram a contribuir com o desenvolvimento dos alunos no contexto do jogo.

Palavras-chave: Deficiência intelectual. Teoria do jogo. Educação física. Autonomia.

Resumen

El objetivo de este estudio fue analizar los desafíos y posibilidades que surgieron en la implementación de un programa de fútbol sala para adultos con discapacidad intelectual (DI). Basado en una representación del juego (árbol de decisiones) y la enseñanza de perspectivas tácticas, el programa estuvo impregnado de obstáculos y desafíos en cuanto a las estrategias utilizadas para favorecer la comprensión de conceptos, heurísticas y acciones del juego (presentes en el árbol de decisiones y trabajadas desde juegos reducidos y juegos formales) requiriendo ajustes metodológicos a lo largo del programa, que llegaron a contribuir al desarrollo de los estudiantes en el contexto del juego.

Palabras clave: Discapacidad intelectual. Teoría del juego. Educación física. Autonomía.

Abstract

The aim of this study was to analyze the challenges and possibilities that emerged in the implementation of a futsal program for adults with intellectual disabilities (ID). Based on a game representation (decision tree) and teaching tactical perspectives, the program was permeated with obstacles and challenges related to the teaching strategies used to contribute to the understanding of the concepts, heuristics and actions of the game (present in the decision tree and worked on from reduced games and formal games) requiring methodological adjustments throughout the program, which came to contribute to the development of students in the context of the game.

Keywords: Intellectual disability. Game theory. Physical education. Autonomy.

Referência

JOAQUIM, Érica Roberta; DANTAS, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho; FURTADO, Otávio Luis Piva da Cunha. Futsal para pessoas com deficiência intelectual: desafios e possibilidades. Pensar a Prática. Goiânia, v. 24, 2021.
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