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Dissertação

Glória e Tragédia

A Dualidade da Prestação de Contas do Sport Club Corinthians Paulista em seus Relatórios de Sustentabilidade
Ano

2015

Faculdade/Universidade

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação

Páginas

105

Arquivos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como o Sport Club Corinthians Paulista, tradicional clube esportivo fundado em 1910 na cidade de São Paulo (SP), apresenta a prestação de contas e a transparência em seus Relatórios de Sustentabilidade, publicados desde 2009. O estudo pretende verificar as intenções do Corinthians em publicar tais relatórios, tendo em vista que esta é uma prática de organizações com fins lucrativos, especialmente as empresas com ações em bolsa (como as Sociedades Anônimas – S/A), e algo incomum entre associações desportivas. A hipótese que se levanta é que o Corinthians aproveita a credibilidade dos Relatórios de Sustentabilidade para vender a imagem de uma empresa moderna, organizada, transparente e socialmente responsável, enfatizando pontos positivos mesmo quando os fatos demonstram o contrário, além de utilizá-los como uma peça de divulgação para atrair novos patrocinadores e investidores. Para tanto, o corpus de análise são os Relatórios de Sustentabilidade de 2012 e 2013, anos que marcaram a história do clube devido a fatos que se contrapõem por seu caráter extraordinário. O ano de 2012 foi marcado por glórias inéditas, como as vitórias na Copa Libertadores da América e no Campeonato Mundial de Clubes FIFA em seu novo formato. Já o ano de 2013 foi evidenciado por tragédias inesperadas, como a morte de um torcedor boliviano durante partida do clube na Copa Libertadores da América e os acidentes que vitimaram operários na construção do novo estádio do Corinthians, que seria utilizado como um dos palcos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Para verificar se houve equilíbrio entre as publicações, foram utilizadas como metodologia a Análise de Conteúdo e os Princípios da GRI – Global Reporting Initiative, os quais definem parâmetros para assegurar o conteúdo e a qualidade do relatório, especificamente o Princípio do Equilíbrio.

Palavras-chave: Comunicação; Corinthians; Relatórios de Sustentabilidade; Sustentabilidade.

Abstract

This paper aims to analyze how the Sport Club Corinthians Paulista, traditional sports club founded in 1910 in São Paulo (SP), has shown its accountability and transparency in its Sustainability Reports published since 2009. The study aims to verify Corinthians’s intentions in publishing such reports, in view that this is a profit organizations‟ practice, especially companies with shares on Stock Exchange (such as Corporations – S / A), and something unusual among sports associations. The hypothesis is that Corinthians leverages the credibility of sustainability reports to sell the image of a modern enterprise, organized, transparent and socially responsible, emphasizing good points even when the facts show the opposite, in addition to using them as part of disclosure to attract new sponsors and investors. Therefore, the analysis corpus are from 2012 and 2013 Sustainability Report, years that marked the history of the club due to facts that are opposed by his extraordinary character. The 2012 year was marked by unprecedented glory, as victories in the Libertadores Cup and FIFA Club World Championship in its new format. However the year 2013 was evidenced by unexpected tragedies, like the death of a Bolivian fans during the match in Libertadores Cup and accidents involving workers in the construction of the new stadium of Corinthians, which would be used as one of the 2014 World Cup stage in Brazil. To verify that there was balance among publications were used as methodology Content Analysis and the GRI principles – Global Reporting Initiative, which define parameters to ensure the content and quality of the report, specifically the Balance Principle.

Keywords: Communication; Corinthians; Sustainability reporting; Sustainability.

Sumário

Introdução – Abre o jogo, 11

Capítulo 1 – Equipe em campo: Gestão Socialmente Responsável e o Modelo GRI – Global Reporting Initiative, 14
1.1 Governança Corporativa: o pontapé inicial,14
1.2 A Comunicação como estratégias do jogo, 19
1.3 Responsabilidade Social e Marketing jogando no mesmo time, 23
1.4 A Sustentabilidade entra em campo, 28
1.5 Relatórios de Sustentabilidade e o modelo GRI, 32
1.6 Princípios GRI: as regras do jogo, 35

Capítulo 2 – Segundo tempo: O Corinthians e o Relato da Sustentabilidade, 38
2.1 Sport Club Corinthians Paulista abre o placar, 38
2.2 O Corinthians e seus Relatórios de Sustentabilidade, 40
2.2.1 Relatório de Sustentabilidade 2008, 41
2.2.2 Relatório de Sustentabilidade 2009, 44
2.2.3 Relatório de Sustentabilidade 2010, 47
2.2.4 Relatório de Sustentabilidade 2011, 50
2.2.5 Relatório de Sustentabilidade 2012, 53
2.2.6 Relatório de Sustentabilidade 2013, 56

Capítulo 3 – Na Marca do Pênalti, 60
3.1 Procedimentos Metodológicos, 60
3.2 Análise dos temas no Relatório de Sustentabilidade 2012, 66
3.2.1 Subcategoria Clube Vitorioso, 66
3.2.2 Subcategoria Clube Modelo, 70
3.2.3 Subcategoria Clube Guerreiro, 74
3.2.4 Subcategoria Clube Solidário, 74
3.2.5 Subcategoria Clube Culpado, 76
3.2.6 Subcategoria Torcida que apoia, 76
3.3 Análise dos temas no Relatório de Sustentabilidade 2013, 79
3.3.1 Subcategoria Clube Vitorioso, 79
3.3.2 Subcategoria Clube Modelo, 81
3.3.3 Subcategoria Clube Guerreiro, 85
3.3.4 Subcategoria Clube Solidário, 86
3.3.5 Subcategoria Clube Culpado, 88
3.3.6 Subcategoria Torcida que apoia, 89

Considerações finais – Fim de Jogo, 94
Referências, 98
Apêndice, 105

Referência

BRONDANI, Roberta Ferreira. Glória e Tragédia: A Dualidade da Prestação de Contas do Sport Club Corinthians Paulista em seus Relatórios de Sustentabilidade. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2015.