Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Histórias da Copa América Feminina

Ano

2022

Páginas

79

Editora

Conmebol

Sinopse

A CONMEBOL Copa América Feminina é o torneio mais importante e prestigioso de seleções da América do Sul. É disputada desde 1991 a cada quatro anos, contudo, a partir de 2022, o torneio será organizado a cada dois anos.

O campeonato começou a ser disputado em Maringá, cidade do estado brasileiro do Paraná, com a participação do Brasil, Chile e Venezuela. Foi o único critério adotado pela CONMEBOL como classificatório para a primeira Copa do Mundo Feminina, realizada no mesmo ano. 

As dez equipes das Associações Membro da CONMEBOL participaram pela primeira vez da terceira edição, em 1998, celebrada na Argentina. Desde a edição de 2010, o torneio passou a chamar oficialmente Copa América Feminina. 

Anteriormente, o campeonato outorgava duas vagas diretas para a Copa do Mundo Feminina (campeão e vice-campeão), mas com o formato atual, a CONMEBOL Copa América Feminina entregará três vagas diretas (1º, 2º e 3º lugares) mais duas para repescagem (4º e 5º lugares).

Além disso, esta edição é classificatória para os Jogos Olímpicos, 1 vaga direta e 1 vaga para repescagem e para os Jogos Pan-americanos (3º, 4º e 5º lugares).

Observações

Coordenação Geral: Aira F. Bonfim

Consultoria e Pesquisa: Luciane Castro, Silvana Goellner, Juliana Cabral e Aira F. Bonfim

Projeto Gráfico, Diagramação e Ilustrações: Cassimano

Pesquisa de Imagens: Ligia Dona

Tradução: Claudia Yaneth Martínez Mina

Referência

BONFIM, Aira F.. Histórias da Copa América Feminina. Luque: Conmebol, 2022.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A