Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISBN 9788563443014

Histórias do futebol

Ano

2010

Área de concentração

História

Cidade

São Paulo

Páginas

192

Editora

Arquivo Público do Estado

Arquivos

Sinopse

Futebol na escola. Não estamos falando da prática esportiva nas aulas de educação física, nem das conversas, às vezes acaloradas, entre os alunos nos intervalos das aulas. Na escola, o futebol tem potencial para ser muito mais do que isso: ele pode nos ajudar a conhecer mais a nossa sociedade, nossos costumes e a nossa própria história.

Foi pensando nisso que a pesquisadora Lívia Gonçalves Magalhães e o Arquivo Público do Estado de São Paulo acabam de lançar o livro Histórias do Futebol. Pelas páginas deste livro, professores e alunos poderão acompanhar a trajetória do esporte preferido dos brasileiros através de fotografias, jornais, revistas e outros documentos de época, pertencentes ao acervo do Arquivo Público.
 
Dividido em 7 capítulos, Histórias do Futebol discute temas como o início do futebol em São Paulo e a história dos principais clubes paulistas; a participação da seleção brasileira nas Copas do Mundo; o papel do futebol na construção da identidade nacional e a sua rápida popularização no país; as relações entre o futebol e poder no Brasil e o futebol no mundo globalizado.Medios de comunicación, dictaduras militares y Mundiales de Fútbol en Brasil y Argentina. Atualmente, é doutoranda em História na Universidade Federal Fluminense, onde pesquisa temas como futebol, consenso social e ditadura militar no Brasil e na Argentina. 
 
Histórias do Futebol é escrito por Lívia Gonçalves Magalhães, mestre em Estudos Lationamericanos pela Universidade Nacional de San Martin, na Argentina, onde defendeu a dissertação Trece jugadores en campo.  Este livro é o primeiro volume da coleção Ensino e Memória, série de livros voltados para auxiliar professores de ensino fundamental e médio no uso de fontes históricas em sala de aula. Para isso, Histórias do Futebol apresenta nove atividades didáticas que os professores podem usar em suas aulas. Estas atividades, desenvolvidas pelo Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público, são compostas por documentos históricos para serem analisados pelos alunos.
 
O contato com documentos históricos faz com que os estudantes descubram novas formas de aprender, o que antes só aconteceria pelos livros. Permite também uma visão mais crítica da história. “O contato com várias fontes arquivísticas faz com que o aluno faça parte da produção de conhecimentos históricos e se interesse mais pela história, criando certa familiarização e expectativa em relação aos fatos do passado e presente”, explica Andresa Oliver, diretora do Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
 
  

Sumário

Apresentação, 7

Introdução, 9

 

1 – O futebol no Brasil – das elites ao esporte do povo, 13
A disseminação do esporte e a sua popularização, 18
A democratização do futebol brasileiro, 18
A vitória do profissionalismo, 21
São Paulo x Rio de Janeiro: a rivalidade também no futebol, 25

2 – O apito inicial em São Paulo
, 29
Os times paulistas, 35
Corinthians, o time do povo, 35
Santos, o “Peixe”, 38
Palmeiras, o “Porco”, 41
Portuguesa, a Lusa, 44
São Paulo, o “mais querido”, 47

3 – Futebol e poder no Brasil
, 51
O futebol e os populistas, 53
Futebol em tempos de ditatura civil-militar, 65
Os democratas do Parque São Jorge, 73

4 – O único em todas as Copas
, 81
As primeiras Copas do Mundo: da sua inauguração ao fascismo, 82
As Copas “populistas” ,85
O trauma de 1950, 85
Do Maracanaço ao bicampeonato, 90
As Copas dos militares, 98
A Copa de 70, 99
As outras Copas militarizadas, 104
As Copas da nova democracia, 109

5 – O futebol em tempos de globalização
, 119

6 – O futebol e a construção de identidades
, 127
As torcidas organizadas, 134

7 – O futebol de saias
, 141

Referências bibliográficas
, 145

Atividades didáticas
, 153

Observações

Gratuito para professores

 
Histórias do Futebol pode ser adquirido junto ao Núcleo de Ação Educativa pelo telefone (11) 2089-8149 ou pelo e-mail [email protected]. Instituições culturais e professores da rede pública e privada de ensino podem solicitar um exemplar gratuito perante a apresentação de documento de comprovação de docência ou por meio de oficio. Essa publicação também está disponível para download pelo link: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/difusao/destaque.php
 
Os professores ainda podem conferir a exposição virtual “Futebol no Brasil: das origens à popularização” (http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_futebol) e ver jornais, fotos e documentos de diferentes épocas. A exposição é formada por 8 “salas” que contam a trajetória do futebol no cotidiano da sociedade brasileira.
 
Mais informações para a imprensa com Verônica Cristo ou Patrícia Carvalho (Núcleo de Comunicação do Arquivo Público do Estado de São Paulo) pelo telefone (11) 2089-8124

Referência

MAGALHãES, Lívia Gonçalves. Histórias do futebol. São Paulo: Arquivo Público do Estado, 2010.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A