Biblioteca

Seja um dos 10 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2317-1979
Dossiê História dos Esportes

Ícones do Esporte – Pelé, Maradona e Zidane: uma análise da campanha da Louis Vuitton para a Copa do Mundo 2010

Periódico / Revista

Vozes, Pretérito & Devir

Número

n. 1

Ano

2016

Volume

v. 5

Tema

Dossiê História dos Esportes

Área de concentração

História dos Esportes

Páginas

p. 62-76

Arquivos

Resumo

A campanha da Louis Vuitton, para a Copa do Mundo de 2010, em que a promove o que seria um encontro histórico entre três dos principais atores do futebol mundial: Edson Arantes do Nascimento, Diego Armando Maradona e Zinedine Zidane. Tendo em vista esta recente campanha, questiona-se: por que as imagens dos ex-atletas Pelé, Maradona e Zidane são exploradas por uma marca praticamente alheia ao esporte, como a Louis Vuitton? A fim de responder à questão, recorreu-se à teoria de Pierre Bourdieu, especificamente no tangente à questão do consumo, a qual foi atrelada aos preceitos da análise do discurso. Assim, pôde-se concluir que, a partir da espetacularização do futebol, este vai além do “campo esportivo” e acaba por ultrapassar até mesmo o uso de marcas esportivas.

Palavras-Chave: Consumo; Futebol; Espetacularização; Propaganda; Copa 2010.

Abstract

The Louis Vuitton campaign for the World Cup 2010, which promotes what it would be a historic meeting among three of the major players in football: Edson Arantes do Nascimento, Diego Armando Maradona and Zinedine Zidane. Given this recent campaign, there is a question: why the images of ex-athletes Pele, Maradona and Zidane are used by a brand that has any relation to the sport, like Louis Vuitton? In order to answer the question, we used the theory of Pierre Bourdieu, specifically in the tangential issue of consumption, which was tied to the precepts of discourse analysis. Thus, we concluded that, knowing that football is treated like a spectacle, this sport goes beyond “sports field” and eventually surpass even the use from sports brands.

Key-words: Consumption; Football; Spectacle; Advertisement; World Cup 2010.

Referência

LISE, Natasha Santos. Ícones do Esporte – Pelé, Maradona e Zidane: uma análise da campanha da Louis Vuitton para a Copa do Mundo 2010. Vozes, Pretérito & Devir. Piauí, v. 5, n. 1, p. 62-76, 2016.
Cadastre-se para receber novidades