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Dissertação

Ideias de jovens acerca das influências histórico-políticas do futebol no Brasil (2016)

Ano

2018

Faculdade/Universidade

Centro de Letras e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em História Social

Páginas

141

Arquivos

Resumo

O seguinte estudo procurou analisar as ideias dos alunos do Colégio SESI de Arapongas/PR sobre a relação história, futebol e política. A realização do mesmo, amparou-se nos seguintes pressupostos 1) os sujeitos, jovens estudantes de determinado grupo socioeconomico e cultural; 2) suas ideias sobre política e história, bem como as relações que fazem entre estas questões e o futebol. Para isso, nos fundamentamos no campo investigativo da Didática da História, que segundo Bergmann (1989/1990) aborda as formas de elaboração da história, em que o foco é apreender qual e como saberes históricos circulam na sociedade, que implica em pensar o passado da relação futebol e política, em suas mudanças e permanências; e na especialidade de análise Educação Histórica (LEE, 2006) que busca compreender como o conhecimento histórico se constrói em sala de aula. O estudo se utilizou da Teoria Fundamentada ou Grounded Theory (Charmaz, 2009) para a exploração de dados e análise dos resultados obtidos, por isso, desenvolveu-se através de um estudo piloto com a aplicação de questionários para estabelecer o perfil socioeconômico e cultural dos alunos inseridos no Ensino Médio e seus conhecimentos prévios sobre a temática. Posteriormente, no estudo principal, realizou-se um Grupo Focal que buscou colher dados relativos às ideias dos alunos através de debate sobre história, política e futebol, bem como a comparação crítica entre dois documentos sobre a Democracia Corinthiana, movimento liderado por jogadores de futebol do início da década de 1980 caracterizado pelas críticas ao regime civil-militar brasileiro. Como resultado, evidenciou-se nos jovens estudantes ideias históricas bem fundamentadas que promoveram interlocuções associativas de caráter crítico sobre a relação história, futebol e política, além de reconhecer a temática do futebol como possibilidade alternativa na construção dos conhecimentos históricos.

Palavras-chave: Didática da História. Política. Juventude. Futebol

Abstract

The following study sought to analyze the ideas of the students of the Colégio SESI de Arapongas / PR about the relation history, football and politics. To achieve, the study was supported in the following assumptions 1) the subjects, young students of certain socioeconomic and cultural group; 2) their ideas about politics and history, as well as the relationships they make between these issues and football. For this, It is based on the research field of Didactic of History, which according to Bergmann (1989/1990) deals with the forms of elaboration of history, the focus is to learn what historical knowledge circulates in society, that implies thinking about the past relation between football and politics, its changes and permanences; and in the speciality of analysis History Education (LEE, 2006) that seeks to understand how historical knowledge is built in the school. The study was based on the Grounded Theory (Charmaz, 2009) for the exploration of data and analysis of the results obtained, so it was developed through a pilot study with the application of questionnaires to establish the socioeconomic and cultural profile of the students inserted in High School and their previous knowledge about the subject. Subsequently, in the main study, a Focus Group was held that sought to collect data on students’ ideas through debate on history, politics and football, as well as the critical comparation between two documents around Democracia Corinthiana, a movement led by football players of the early 1980s characterized by criticism of the Brazilian civil-military regime. As a result, well-grounded historical ideas have emerged in young students that have promoted critical associative interlocutions in the relation between history, football and politics, as well as recognizing football as a possible alternative in understanding historical knowledge.

Keywords: Didatic of History. Policy. Youth. Football.

Sumário

INTRODUÇÃO, 11

CAPÍTULO 1. JUVENTUDE E POLÍTICA: REFLEXÕES SÓCIOHISTÓRICAS,  22
1.1 Uma análise sociológica sobre a juventude, 22
1.2 O jovem e a sua relação com a política, 29
1.3 Participantes da pesquisa, 35

CAPÍTULO 2. A PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA E SEU CARÁTER POLÍTICO, 40
2.1 Diferenças e semelhanças entre a Didática da História e a Educação Histórica na análise sobre ideias de jovens sobre a relação história, futebol e política, 40
2.2 As relações entre ensino e política na Didática da História e na Educação Histórica, 53

CAPÍTULO 3. INFLUÊNCIAS HISTÓRICO-POLÍTICAS DO FUTEBOL NA HISTÓRIA DO BRASIL – USOS E FUNÇÕES, 58
3.1 Futebol e História, 60
3.2 Futebol: do apoio à oposição, 65
3.3 O futebol no Brasil após 1987, 71

CAPÍTULO 4. NOÇÕES DE JOVENS SOBRE A POLÍTICA NO FUTEBOL – ESTRATÉGIAS E MÉTODOS, 75
4.1 Grounded Theory, 75
4.2 Análise dos questionários de conhecimento prévio, 77
4.3 A experiência do Grupo Focal, 86
4.4 Noções sobre História, 89
4.5 Noções sobre futebol, 94
4.6 Noções sobre política e cultura, 99

CAPÍTULO 5. ANÁLISE DOS ALUNOS DE FONTES HISTÓRICAS SOBRE O FUTEBOL, 104
5. 1. Comparando fontes históricas sobre a Democracia Corinthiana, 105

CONCLUSÃO, 117
REFERÊNCIAS, 122
ANEXO 1 – TRANSCRIÇÃO DO GRUPO FOCAL, 128

Referência

LUIZ, Pedro Aurélio dos Santos. Ideias de jovens acerca das influências histórico-políticas do futebol no Brasil (2016). 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em História Social) - Centro de Letras e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
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