Biblioteca

Seja um dos 13 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1983-9278

Identidade e predileção por times de futebol entre alunos de uma escola fronteiriça (Brasil-Bolívia)

Arquivos

Resumo

Assim como a escola, o fenômeno esportivo agrega elementos culturais e de identidade, considerando os diferentes contextos geográficos, ou seja, os esportes também são manifestações sociais do enredo escolar. O presente estudo investigou como alunos de diferentes culturas (brasileiros-bolivianos) retratam sua identidade nacional e assumem uma predileção por determinados times de futebol. A pesquisa é de natureza qualitativa, na qual entrevistou-se um grupo de sujeitos composto por 14 alunos de uma escola municipal de Corumbá-MS, situada próxima ao limite fronteiriço Brasil-Bolívia. Os resultados indicam que os alunos assumem, em sua maioria, uma preferência pelas equipes de futebol brasileiras, bem como revelam algum distanciamento em relação a equipes bolivianas. O processo de transformação dos costumes e das tradições se mostra complexo no âmbito dessa investigação. Assim, o processo de transformação dos costumes e das tradições é complexo no âmbito da modernidade, deste modo, considerou-se que a manifestação futebolística se expressa como um conjunto de significados que transcendem as identidades mutáveis dos alunos. Portanto, foi possível inferir que a identidade desses atores sociais é influenciada pela afiliação grupal favorável que o futebol brasileiro proporciona, especialmente quando comparado aos times de futebol boliviano.

Palavras-chave: cultura; esporte; fronteira; identidade

Resumen

Al igual que la escuela, el fenómeno deportivo suma elementos culturales e identitarios considerando los diferentes contextos geográficos, es decir, los deportes también son manifestaciones sociales de la trama escolar. El presente estudio investigó cómo estudiantes de diferentes culturas (brasileña-boliviana) retratan su identidad nacional y asumen predilección por determinados equipos de fútbol. El siguiente es de carácter cualitativo, en el cual la investigación fue entrevistada a un grupo de sujetos compuesto por 14 alumnos de una escuela municipal de Corumbá-MS, ubicada cerca de la frontera Brasil-Bolivia. Los resultados indican que la mayoría de los estudiantes asume una preferencia por los equipos de fútbol brasileños, así como por la distancia con los equipos bolivianos. La visualización de la transformación de costumbres y normas si el proceso de investigación no está dentro del alcance de su ámbito. Así, la transformación de tradiciones de tradiciones es compleja en el significado de la expresión, así el proceso de modernidad estudiantil, se consideró de identidades que la manifestación de los estudiantes expresa como un conjunto de significados que trascienden el fútbol. Por lo tanto, fue posible inferir que los actores sociales están influenciados por la identidad del grupo grupal que proporciona el fútbol, especialmente cuando se compara con los tiempos del fútbol boliviano.

Palabras-clave: Cultura. deporte; frontera; identidad.

Abstract

Like the school, the sports phenomenon adds cultural and identity elements considering the different geographical contexts, that is, sports are also social manifestations of the school plot. The present study investigated how students from different cultures (brazilian-bolivians) portray their national identity and assume a predilection for certain football schedules. The research is qualitative, which a group of individuals, composed of 14 students from a municipal school in Corumbá-MS, located near the Brazil-Bolivia border, was interviewed. The results indicate that the students mostly assume a preference for the Brazilian soccer teams, as well as reveal some distance between Bolivian teams. The display of the transformation of costumes and norms if the investigation process is not within the scope of its scope. Thus, the transformation of traditions of traditions is complex in the meaning of the expression, in this way the process of the students’ modernity, it was considered of identities that the manifestation of the students expresses as a set of meanings that transcend football. Therefore, it was possible to infer that the cultural identity of these social actors is influenced by the favorable group affiliation that Brazilian soccer provides, especially when compared to Bolivian soccer teams.

Keywords: border; culture; sport; identity.

Referência

GOLIN, Carlo Henrique; RIZZO, Deyvid Tenner Souza; SCAGLIA, Alcides José. Identidade e predileção por times de futebol entre alunos de uma escola fronteiriça (Brasil-Bolívia). EccoS – Revista Científica. São Paulo, n. 61, p. 1-18, 2022.
Cadastre-se para receber novidades