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ISSN 2178-0080

A importância da administração profissional para os clubes de futebol

Número

n. 3

Ano

2013

Volume

v. 15

Páginas

p. 18-32

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Resumo

Este artigo tem objetivo de verificar o modelo de gestão que os clubes de futebol executam para viabilizar a formação de times vencedores, procurando diversificar seus produtos, fortalecendo a marca e gerando aumento de receita. O Sport Clube Corinthians é um modelo real de um clube que por longos anos sofreu com a má administração e problemas internos, com o passar dos anos modificou sua gestão do futebol, adaptando-se as necessidades dos atletas e com visão tecnológica modernizada pode contratar jogadores de alto nível, formando parcerias com grandes empresas e até mesmo com órgãos públicos para a construção de seu novo estádio, o qual será palco da abertura da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Os clubes sentem a necessidade de diversificar suas atividades em novas modalidades de esportes em crescimento, a fim de conquistar novos torcedores, expandindo a marca, criando parcerias conceituadas e mantendo o nome do clube em evidência na mídia esportiva.

Palavras-chave: Marketing esportivo, Planejamento estratégico, Administração.

Abstract

This article has aimed to check the model of management that football clubs are running to enable the formation of winning teams, looking to diversify their products, strengthening the brand and generating increased revenue. The Sport Club Corinthians is a real model of a club, who for many years suffered from mismanagement and internal problems, over the years changed its management of football, adapting to the needs of athletes with vision technology and modernized players can hire high level, partnering with large companies and even government agencies to build their new stadium, which will host the opening of the World Cup in Brazil in 2014. The clubs feel the need to diversify its activities into new ways of growing sports in order to win new fans, expanding the brand; creating partnerships conceptualized keeping the club name in evidence in sports media.

Keyword: Sports marketing, Strategic planning, Administration.

Referência

ESTENDER, Antonio Carlos. A importância da administração profissional para os clubes de futebol. Revista Administração em Diálogo. São Paulo, v. 15, n. 3, p. 18-32, 2013.
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