Biblioteca

Seja um dos 15 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2595-3206

Interseccionalidade no esporte: reflexões sobre o estudo com as árbitras de futebol e o método corpo-experiência

Número

n. 3

Ano

2018

Volume

v. 1

Páginas

p. 34-57

Arquivos

Resumo

Esse estudo tem como objetivo refletir sobre a divisão racial e sexual no esporte, e o corpo-experiência-interseccional como método, tendo como recorte a esfera futebolística, a partir dos resultados da pesquisa concluída, intitulada “As mulheres árbitras de futebol: um estudo sobre tecnologias de gênero e perspectivas da divisão sexual do trabalho” 4 . Trata-se de abordar os resultados enfatizados no contexto da interseccionalidade, refletindo sob um olhar para além, visando pensar os tensionamentos nos marcadores da diferença no campo esportivo de forma mais abrangente, bem como debater sobre possíveis ações políticas. Na pesquisa analisada foi investigada a divisão sexual no trabalho de arbitragem, considerando a racialização, sendo utilizada a perspectiva interseccional impulsionada pelo corpo-experiência, com a pesquisadora desde dentro: implicada-participante, partindo dos marcadores em seu próprio corpo, como raça, sexualidade, classe, território e suas experiências como árbitra. O material empírico constituiu-se de análise documental e narrativas das árbitras. Teoricamente fundamentada em estudos raciais, de gênero, inclinando-se no ponto de vista e nos feminismos, e tendo como resultados principais: a divisão sexual no futebol; submissão de gênero; dupla opressão das mulheres negras e exclusão. As desigualdades são apontadas a partir de um número ínfimo de mulheres no quadro, bem como menor participação do trabalho de arbitragem em comparação com os homens. A saber, o campo futebolístico é androcêntrico, organizado em forma de política de gênero, lugar de macho e branco.

Palavras-chave: Interseccionalidade no esporte; corpo-experiência; divisão sexual.

Resumo (outro idioma)

Este estudio tiene como objetivo reflexionar sobre la división racial y sexual en el deporte, y el cuerpo-experiencia intersectorial como método, teniendo como recorte la esfera futbolística, a partir de los resultados de la investigación concluida, titulada “Las mujeres árbitros de fútbol: un estudio sobre tecnologías de género y perspectivas de la división sexual del trabajo “. Se trata de abordar los resultados enfatizados en el contexto de la interseccionalidad, reflexionando en una mirada más allá, con el objetivo de pensar los tensos en los marcadores de la diferencia en el campo deportivo de forma más amplia, así como de debatir sobre posibles acciones políticas. En la investigación analizada se investigó la división sexual en el trabajo de arbitraje, considerando la racialización, siendo utilizada la perspectiva interseccional impulsada por el cuerpo-experiencia, con la investigadora desde dentro: implicada-participante, partiendo de los marcadores en su propio cuerpo, como raza, sexualidad, clase, territorio y sus experiencias como árbitro. El material empírico se constituye de análisis documental y narrativas de los árbitros. Teoricamente fundamentada en estudios raciales, de género, inclinándose en el punto de vista y en los feminismos, y teniendo como resultados principales: la división sexual en el fútbol; sumisión de género; la doble opresión de las mujeres negras y la exclusión. Las desigualdades se señalan a partir de um ínfimo número de mujeres en el cuadro, así como en la menor participación del trabajo de arbitraje en comparación con los hombres. A saber, El campo futbolístico es androcéntrico, organizado en forma de política de género, lugar de macho y blanco.

Palabras clave: Interseccionalidad; árbitras/fútbol; cuerpo/experiencia; división sexual

Referência

CALHEIRO, Ineildes; OLIVEIRA, Eduardo David. Interseccionalidade no esporte: reflexões sobre o estudo com as árbitras de futebol e o método corpo-experiência. Rebeh - Revista Brasileira de Estudos da Homocultura. Redenção, v. 1, n. 3, p. 34-57, 2018.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A