Biblioteca

Seja um dos 13 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Monografia

Jogadores de Futebol ou operários? Por que não os dois? A situação do Bangu Atlético Clube durante o início do século XX no Rio de Janeiro

Ano

2015

Faculdade/Universidade

Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Tema

Monografia

Área de concentração

Licenciada em História

Páginas

55

Resumo

Este trabalho monográfico tem como o objetivo abordar o início do processo de ruptura com a elitização do futebol carioca, através do Bangu Atlético Clube. Durante o início do século XX, no Rio de Janeiro. Para essa análise foi necessário o estudo da região de Bangu, por se tratar de um clube fabril, também foi necessário o estudo da Companhia Progresso Industrial do Brasil. Além da história do clube e a relação deste com a Liga Metropolitana, repleta de conflitos.

Abstract

This monograph has as objective to approach the beginning of the rupture process with the elitism of carioca football, through the Bangu Atlético Clube. During the firsts decades of XX century, in Rio de Janeiro. For this analysis the study of Bangu region was necessary, because it is an industrial club was also necessary to study the Companhia Progresso Industrial do Brasil, company that Bangu A.C. was founded. Besides the history of the club and its relationship with the Metropolitan League, full of conflicts.

Sumário

Introdução, 8

Objetivos e conceitos, 8

Análise, 9

Trajetória de um time, 10

Capítulo 1 – O começo, 13

1.1 – Do bairro e da fábrica, 13

1.2 – Do clube, 19

Capítulo 2 – Competitividade ou não? A situação das ligas, 26

Capítulo 3 – Conflitos enfrentados, 37

Considerações finais, 49

Referências bibliográficas, 51

 

Anexo, 54

Referência

SOUSA, Raquel de Oliveira. Jogadores de Futebol ou operários? Por que não os dois? A situação do Bangu Atlético Clube durante o início do século XX no Rio de Janeiro. 2015. 55 f. Monografia (Licenciada em História) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2015.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A