Biblioteca

Seja um dos 30 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dossiê Esporte: Um fenômeno sociocultural

Jogos tradicionais: experimentação de diferentes lógicas, formas de ser e conhecer

Número

n. 13

Ano

2021

Tema

Dossiê Esporte: Um fenômeno sociocultural

Páginas

p. 55-72

Arquivos

Resumo

Neste artigo destacamos a condição dialógica do jogar, pautada na corporeidade, para refletirmos sobre os Jogos Tradicionais e sua potência para nos anunciar diferentes possibilidades de sermos humanos junto aos outros seres. A disponibilidade de estabelecer relações com a incerteza ao jogar promove oportunidades de encontro, desafio e diálogo. A reflexão se organiza a partir da fenomenologia nos estudos do corpo, passando pelo referencial decolonial. O texto apresenta elementos para pensar a dimensão corporal e a presença do diálogo no jogar, para em seguida aprofundar questões acerca da diversidade e da riqueza cultural encontradas nos Jogos Tradicionais. Por fim, apresenta algumas reflexões sobre a presença dos Jogos Tradicionais na educação, como forma de representatividade cultural e decolonização do conhecimento. É possível propor que diferentes jogos promovem um encontro cultural, o contato com diferentes cosmologias e, para além, explicitam um movimento anterior à própria cultura.

Palavras-chave: Jogos Tradicionais. Diálogo. Diversidade.

Abstract

In this article, we highlight the dialogic condition of playing, based on corporeality, to reflect on Traditional Games and their potential to announce different possibilities of being human with other beings. The willingness to establish relationships with uncertainty when playing promotes opportunities for encounter, challenge and dialogue. The reflection is organized from the phenomenology in studies of the body, passing through the decolonial framework. The text presents elements to think about the corporal dimension and the presence of dialogue in the game, deepening questions about the diversity and cultural richness found in Traditional Games. Finally, it presents some reflections on the presence of Traditional Games in education as a form of cultural representation and decolonization of knowledge. It is possible to propose that different games promote a cultural encounter, contact with different cosmologies, and beyond that, exhibit a movement prior to culture itself.

Keywords: Traditional Games. Dialogue. Diversity.

Referência

ZIMMERMANN, Ana Cristina. Jogos tradicionais: experimentação de diferentes lógicas, formas de ser e conhecer. Revista do Centro de Pesquisa e Formação. São Paulo, n. 13, p. 55-72, 2021.
Cadastre-se para receber novidades