Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Futebol na literatura

Livro Bravo!

literatura & futebol
Ano

2010

Tema

Futebol na literatura

Área de concentração

Literatura Brasileira

Cidade

São Paulo

Páginas

148

Editora

Ed. Abril

Sinopse

Os textos reunidos por Bravo! buscam contemplar diferentes olhares lançados em direção ao esporte bretão desde que aportou no Brasil. A oposição ferrenha de Lima Barreto, manifesta em artigos que condenavam a invasão por uma modalidade estrangeira, e o entusiasmo militante de José Lins do Rego. A fabulação de Nelson Rodrigues e a sobriedade de Carlos Drummond de Andrade. Também o relativo alheiamento de Clarice Lispector, que confessa em uma de suas crônicas nunca ter assistido a uma partida de futebol ao vivo.

Ao lado deles, figuram mais autores do cânone, como Alcântara Machado, Ferreira Gullar, Luis Fernando Veríssimo, Rubem Fonseca, Sérgio Sant”anna. Está João Cabral de Melo Neto, que foi, inclusive, jogador em Recife, sua terra natal, quando jovem, mostrando que Nelson generalizou ao afirmar que nossos escritores não sabem cobrar um reles lateral. E, ainda, nomes que despontaram nos últimos anos, na ficção ou na crônica esportiva: Cristovão Tezza, Flávio Carneiro, Marcelino Freire, Glauco Mattoso, Marcos Caetano.

Completam o time José Soares e Paulo Perdigão. Os versos de Soares, que imagina uma peleja entre Lampião e Satanás, são ótimo exemplo da presença do futebol no cordel. Perdigão, notabilizado como crítico de cinema, contribui com uma incursão temporã na esfera ficcional.

Os dramas encerrados dentro e no entorno das quatro linhas serviram de matéria-prima a muitos outros autores brasileiros, de modo que o escrete de Bravo! representa apenas uma das formações possíveis. O atacante, o zagueiro, o goleiro, o ex-atleta, o técnico, o peladeiro e o torcedor são os grandes personagens das histórias aqui agrupadas. Histórias que fazem lembrar outra máxima de Nelson Rodrigues – e ratificam: “Em futebol, o pior cego é aquele que só vê a bola”.

Sumário

Apresentação, 10

1. Luis Fernando Veríssimo, 24

2. Antônio Alcântara Machado, 26

3. Ferreira Gullar, 30

4. Lima Barreto, 32

5. José Lins do Rego, 36

6. Flávio Carneiro, 40

7. Glauco Mattoso, 54

8. Cristovão Tezza, 56

9. Marcelino Freire, 60

10. José Soares, 64

11. Carlos Drummond de Andrade, 72

12. Sérgio Sant”anna, 76

13. Clarice Lispector, 104

14. Paulo Perdigão, 108

15. Marcos Caetano, 120

16. João Cabral de Melo Neto, 124

17. Nelson Rodrigues, 128

18. Rubem Fonseca, 132

Créditos fotográficos, 142

Referência

LIMA, João Gabriel de. Livro Bravo!: literatura & futebol. São Paulo: Ed. Abril, 2010.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A